Do antepasto à sobremesa: ideias de menus completos para uma refeição especial

Dicas para uma refeição especial

Preparar uma refeição especial é um ato de carinho, ainda mais quando iremos reunir em torno da mesa pessoas que amamos e que são significativas em nossas vidas. Nesses momentos vale a pena montar um menu diferente e que surpreenda a todos.

Uma refeição especial tem seu quê de ritualístico, por exemplo, um jantar à moda francesa inclui diferentes etapas: aperitivo; entrada; prato principal com carne ou peixe e acompanhamento; queijos; sobremesa e um digestivo, que pode ser chá ou café. Todas essas etapas são acompanhadas de um bom vinho, claro.

Um jantar à italiana, por sua vez, começa no antepasto, passa por dois pratos principais: uma “pasta”, isto é, uma massa italiana ou risoto, e algum preparo com carnes, até chegar na sobremesa. Esse estilo italiano está mais próximo do tipo de refeição que costumamos fazer no Brasil e, por isso, pode ser uma boa opção para que seus convidados fiquem mais à vontade.

Por onde começar a montar um menu especial?

O ponto de partida precisa ser entender quem são os seus convidados. A quantidade de pessoas é um ponto determinante para você pensar na quantidade de alimento a ser servido e até no tipo de receita a ser preparada, pois há pratos que são mais simples de serem preparados em grande quantidade, enquanto outros ficam mais charmosos em porções pequenas.

O segundo ponto é pensar um pouco mais a fundo nos convidados: há alguém que tenha restrições alimentares, como alguma alergia? Há vegetarianos ou veganos na lista? Isso é fundamental para que todo mundo seja bem servido e que haja opções atrativas, para que não ocorram constrangimentos.

A partir daí, é hora de pensar no cardápio. Vamos lá?

blog_antepasto_inter

O que preparar de antepasto em um jantar ou um almoço especial?

A entrada precisa ser um prato saboroso, porém leve, que não roube a força da sua estrela principal que será o prato seguinte. Nesse momento é hora de investir em pratos leves, rápidos e até mesmo saladas especiais.

Uma boa ideia nesse antepasto é preparar de véspera um pão caseiro, isso traz um outro clima para a sua refeição. Esse pão pode ser servido com uma caponata de berinjela, uma pasta de azeitonas ou uma saborosa sardela.

O pão pode também ser utilizado na preparação das clássicas bruschettas e aí a imaginação pode voar: tomate com manjericão; figos com mel; presunto de parma; cogumelos; damasco com brie. Há inúmeras opções saborosas e fáceis de preparar.

Uma outra pedida para a entrada é investir nos peixes frescos. O salmão, por exemplo, pode brilhar nesse momento. Um tartar de salmão ou mesmo um carpaccio do peixe são opções que irão surpreender seus convidados.

blog_antepasto_inter2

O grande momento de seu jantar: a escolha do prato principal

O prato principal não leva esse nome à toa, já que é ele que será lembrado após o seu jantar. A estrela da noite precisa ser pensada com carinho e aqui o leque de opções é grande: massas, assados, cortes nobres de carne e até bons pescados podem ser escolhas interessantes.

O risoto, por exemplo, é um prato de preparo simples, mas que traz refinamento e sabor para a mesa. Investir na preparação do prato desde o seu caldo até a finalização traz esse cuidado e carinho que já falamos anteriormente. Aqui você pode escolher entre diversas opções: risoto caprese, risoto de camarão, risoto funghi, entre outros.

Os assados também são opções práticas, pois você faz todo o preparo com certa antecedência e pode deixar a finalização a cargo do forno, enquanto você recebe seus convidados com mais tranquilidade. Há opções deliciosas nessa seara: uma boa carne marinada na cerveja; um pato assado com laranjas ou mesmo um bacalhau ao forno. Certeza que você irá fazer sucesso!

Uma opção clássica e que sempre agrada é o strogonoff. Faça sua receita com cogumelos frescos, sirva com chips preparados em casa e acompanhe de um vinho tinto encorpado e está feito um jantar inesquecível!

blog_antepasto_inter3

A sobremesa precisa ser o seu plot twist final

É aquele momento em que todos estão satisfeitos e então você traz uma sobremesa que surpreende e deixa seus convidados com água na boca! O momento final precisa ser esse deleite que só os doces podem nos trazer.

Para esse encerramento, um clássico é sempre lançar mão do chocolate. Um brownie de chocolate e menta ou mesmo um salame di cioccolato são opções perfeitas para serem servidas acompanhadas de um cafezinho recém passado.

Para um almoço em família ou com muitos amigos, a dica pode ser uma torta de bolacha daquelas que dão água na boca. Se você preferir ousar mais, pode se arriscar numa Tarte Tartin, a clássica torta de maçã invertida francesa.

Se você é do time que prefere coisas mais leves para finalizar a refeição, nossa dica são os sorbets de fruta, pois são saborosos, práticos de fazer e cheios de sabor. O sorbet de manga, por exemplo, é perfeito para um almoço nos dias mais quentes de verão.

Uma refeição especial pede afeto e cuidado

Todas essas ideias que trouxemos aqui servem de inspiração para que você faça um jantar ou um almoço especial para quem você ama. O importante é que esse seja um momento de alegria, de união e de troca.

Essas receitas que demos aqui podem servir de pontapé inicial para o seu menu, por isso montamos aqui três opções de menu para diferentes cenários. Nossa dica é: utilize as receitas que demos aqui e monte seu próprio menu, sinta-se livre e deixe a criatividade fluir!

Vamos às nossas opções para uma refeição especial:

antepasto_info

BO260AR, BDD61AE, BYO4TAB, BMS45CB
Compartilhar