Molho de cerveja: como usar cerveja para cozinhar

molho de cerveja na carne

A cerveja é quase uma estrela nacional: acompanha celebrações, partidas de futebol e está presente nas nossas rodas de amigos. Porém, a cerveja também pode ser uma estrela em suas panelas, seja em molhos, para temperar carnes vermelhas e frango e até para fazer uma marinada diferente com molho de cerveja.

A cerveja pode ser um excelente ingrediente para dar aquele charme especial em pratos do dia a dia e deixar os sabores das carnes mais complexos e encorpados. Para te auxiliar nisso, separamos aqui algumas dicas simples e fáceis de serem colocadas em prática, para que você se surpreenda com um bom molho de cerveja. Confira abaixo:

Como fazer frango na cerveja?

Com seu sabor mais leve, o frango pode ganhar novas nuances quando marinado e cozido na cerveja, por isso a dica especial é usar as cervejas mais claras, do tipo Pilsen. Você pode usar a cerveja tanto nos preparos no fogão quanto no forno.

Para fazer frango com molho de cerveja no forno, você pode inserir a bebida junto com legumes e temperos, numa espécie de marinada para o frango. Os temperos podem variar conforme o seu paladar, mas a dica é assar o frango coberto com papel laminado e só retirá-lo na metade do processo, dando aquele tempinho para a carne dourar.
Já no caso do preparo em uma panela, a dica é: faça um refogado inicial com os legumes de sua preferência, depois sele o frango nesse refogado e aí insira a cerveja, deixando o frango cozinhar nesse molho até que o caldo engrosse.

blog_cerveja_inter_01

Como fazer carne vermelha na cerveja?

Os cortes de carne vermelha casam super bem com os diferentes tipos de cerveja. Um dos clássicos da cozinha brasileira é fazer a carne de panela cozida na cerveja preta, gerando um sabor intenso e encorpado.

Para a carne vermelha opte por cervejas dos tipos Malzbier, Stout, Bock e até mesmo as American IPAs. A dica, independente da cerveja escolhida, é optar por cortes de carne mais firmes e que necessitem de um cozimento lento, assim você cria o molho perfeito a partir desse encontro entre a carne a cerveja.

Posso usar a cerveja em receitas vegetarianas?

Claro! A cerveja pode funcionar muito bem quando assada com legumes mais firmes, como batatas ou cenouras. O processo é fazer uma espécie de marinada para os legumes e inserir uma cerveja mais leve, como as de tipo Pilsen.

Uma opção super saborosa é fazer batatas do tipo bolinha assadas no molho de cerveja. Você irá colocar na assadeira as batatas com casca e tudo, vai temperar com as suas ervas preferidas e vai inserir uma latinha de cerveja Pilsen. Deixe cozinhar até que a cerveja seque e lembre-se de ir mexendo as batatas de vem em quando, até elas ficarem douradinhas.

blog_cerveja_inter_02

Mas e o álcool da cerveja?

Você deve estar se perguntando: e o álcool da cerveja? Não se preocupe: quando a cerveja cozinha com os alimentos, o álcool evapora e o que fica é o sabor dos componentes da bebida, por isso você não terá ressaca depois dessas receitas.

O importante é que você escolha boas cervejas, bem encorpadas, e vá testando em diferentes receitas. Lembre-se que a bebida é ideal para esses preparos mais lentos, por isso é uma deliciosa opção para aquele almoço de domingo que não tem hora certa para acontecer, sabe?

Brinque com os sabores e se surpreenda!

BFS5VCE, GDK73AB, BO260AR, BFD5NCR
Compartilhar