Batata soufflé, batata palha e batatas ao murro: acompanhamentos perfeitos

Receitas de acompanhamentos com batata

Batata é uma queridinha da mesa dos brasileiros: frita, assada, amassada, com queijo, com molho, com um picadinho, todas as opções conquistam fãs e por isso esse é um alimento que sempre está presente em nossa cozinha.

Para aumentar as opções para o seu dia a dia, trazemos aqui três receitas deliciosas que irão te conquistar: batata soufflé, batata palha e batatas ao murro. Porém, antes de ir para o passo a passo, vamos falar um pouco sobre as batatas?

Como escolher o melhor tipo de batata?

Batata inglesa, doce, asterix, bolinha: são milhares de variedades do tubérculo pelo mundo e cada uma pode ser usada de uma forma diferente. Para simplificar seu dia a dia, separamos aqui algumas indicações que facilitarão sua compra:

Batata inglesa: a batata inglesa é a mais comum na mesa dos brasileiros. De casca clarinha, essa é uma opção perfeita para purês, escondidinhos, picadinhos e para ser assada no forno.

Batata asterix: de casca mais escura, em um tom entre o rosa e o roxo, a asterix é ótima para o preparo de purês, nhoques e, especialmente, batata frita.

Batata bolinha: essa é a irmã menor da batata inglesa e pode ir da salada ao forno.

Batata doce: além de ser a queridinha de quem está em busca do shape perfeito, a batata doce é super versátil: serve para purês, refogados, chips, batata palha e pode ir até no tempurá.

É simples, não é? Por isso agora vamos as receitas de três opções de acompanhamentos perfeitos com batata:

blog_batatas_inter2

Imagem UGC @taniasantos

Receita de batata soufflé

Também chamada de batata inflada, estufada e até batata pastel, essa batata fica com a aparência inflada em contato com o calor. Essa receita é bastante comum na Argentina e é facilmente encontrada em cardápios de restaurantes de Buenos Aires, como “papas soufflé”, porém sua origem é francesa e por lá é conhecida como “pommes soufflées”.

Ingredientes

– 5 batatas do tipo asterix
– 1 litro de óleo

Modo de preparo

1.Coloque metade do óleo em uma panela e a outra metade em outra panela. Ligue uma delas em fogo baixo e a outra em fogo alto.

2. Lave bem suas batatas e corte elas em tiras fininhas, no sentido longitudinal, isto é, o do comprimento. Você pode utilizar um mandolim para ter uma fatia mais simétrica.

3. Leve algumas fatias de batata para a panela com o óleo em fogo baixo. Você deve colocá-las ainda no óleo morno, deixando fritar por 10 minutos.

4. Retire as batatas do óleo morno e passe direto para a panela com o óleo em fogo alto. Ele deve estar bem quente!

5. Nesse óleo quente a sua batata irá inflar, dando esse aspecto especial que você deseja. Deixe fritar por cerca de dois minutos.

6. Retire as batatas do óleo e deixe-as escorrer em uma peneira de metal. A peneira não deixa que elas encharquem.

7. Depois disso, você pode transferir para uma vasilha forrada com papel toalha. Acrescente um pouquinho de sal e está pronta para servir.

8. Pode ser servido como um petisco ou mesmo como o acompanhamento de uma refeição.

blog_batatas_inter

Receita de batata palha

A batata palha é uma acompanhamento clássico: vai bem com o strogonoff, com a carne com molho e dá outro sabor ao seu fricassê. Porém quando feita em casa, ganha outra textura e outro sabor, vale experimentar:

Ingredientes

– 4 batatas do tipo asterix
– Óleo para fritar

Modo de preparo

1.Lave bem as batatas e descasque-as.

2. Rale as suas batatas com um ralador de tamanho médio.

3. Depois disso, coloque as batatas raladas de molho em água fria. Deixe-as de molho por cerca de 15 minutos.

4. Aqueça seu óleo até ele ficar bem quente.

5. Retire as batatas da água e seque-as bem com um pano limpo ou um papel toalha. Esse processo deixará elas mais sequinhas e evitará que fiquem grudadas.

6. Frite em porções pequenas, sempre utilizando uma escumadeira para mexer e virá-las. É importante utilizar a escumadeira para que as batatas não grudem durante a fritura.

7. Retire do óleo e deixe a batata palha escorrer sobre um papel toalha.

8. Adicione um pouco de sal e está pronto para ser servido.

blog_batatas_inter3

Receita de batatas ao murro

O nome é autoexplicativo: você realmente dará murros na sua batata! E com isso conseguirá um acompanhamento perfeito que pode ser servido ao lado de peixes, carnes e até com o seu clássico strogonoff.

Ingredientes

– 4 batatas médias ou 10 batatas bolinha
– 2 ramos de alecrim
– 2 dentes de alho
– Sal e azeite a gosto

Modo de preparo

1.Lave bem as batatas, pois utilizaremos elas inteiras, com a casca.

2. Leve as batatas para uma panela e cubra com água. Leve ao fogo.

3.Deixe as batatas na panela até que elas fiquem cozidas, porém ainda firmes. O tempo pode variar conforme o tamanho de suas batatas, por isso a dica é que você enfie um garfo em uma delas, se ele sair com facilidade, está no ponto certo.

4.Pré-aqueça o forno a 180 graus.

5. Retire as batatas da panela e, com elas ainda mornas, vamos passar ao momento dos murros.

6. Com o auxílio de um pano de prato limpo, você irá enrolar cada batata e irá dar um murro para achatar a sua batata. Cuidado para não colocar força demais e destruir sua batata.

7. Transfira as batatas já achatadas para uma assadeira. Adicione os dois dentes de alho inteiros e os ramos de alecrim também inteiros.

8. Regue com azeite de oliva a gosto e tempere com sal e pimenta do reino.

9. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos, até que fiquem douradinhas.

Da entrada ao prato principal

Batata é uma delícia e, como já falamos, pode estar presente em todos os momentos de uma refeição: pode ser um petisco delicioso, um acompanhamento refinado e pode até fazer as vezes de estrela da noite. Vale usar a criatividade e aproveitar todas as potencialidades desse tubérculo maravilhoso!

BDA31AR, BYO4TAR, BFS5PCB, BFS5ECB
Compartilhar