Postado 17 de agosto de 2020
Você ja pensou em montar um bar em casa? Isso faria toda a diferença ao receber visitas e marcar eventos. Preparamos algumas dicas básicas para você dar o primeiro passo!
Nesse momento, é importante entender e conhecer as ferramentas, vidrarias e misturadores de que precisará para montar uma configuração para o seu bar, junto com as dicas sobre como usá-las. Por enquanto, atenha-se ao básico do bar caseiro – e considere memorizar uma ou duas receitas clássicas de coquetéis.
Prepare-se para o seu próximo drink!
O mais importante é abastecer o bar da sua casa com bebidas que você realmente goste . Não há recomendações que sirvam para todos e você será o visitante mais frequente do seu bar doméstico.
Embora seja ótimo para entretenimento, esqueça a ideia de ficar impressionando os convidados com bebidas elegantes. Seu conhecimento e entusiasmo deixarão uma marca muito maior nos visitantes do que uma garrafa sofisticada que você não conhece quase nada.
Além disso, tomar drinks que você adora e conhece de verdade é uma ótima maneira de compartilhar seu gosto pessoal com os amigos. Mas, aqui vão algumas bebidas básicas para qualquer bar em casa:
O whiskey oferece um bom ponto de partida devido às muitas variedades e sua versatilidade para servir – puro, com gelo, com refrigerante ou uma outra imensa variedade de misturas que podem ser feitas.
Para maior versatilidade e capacidade de mistura, considere estocar um whiskey norte-americano e um whiskey canadense. O americano lhe dará aquele sabor robusto de whiskey, enquanto os blends canadenses tendem a ser muito suaves e os mais versáteis para coquetéis.
Nos últimos anos, parece que as pessoas têm desenvolvido um paladar melhor ao gin. A onda fitness e a geração saúde também contribuíram, já que é considerada uma bebida menos calórica.
Muito além da famosa gin tônica, ele também é uma bebida versátil capaz de fazer diversas misturas saborosas com outras bebidas e até mesmo com especiarias, portanto, item indispensável no bar.
Sim, a vodka – a mais famosa operadora do mundo dos drinks. Este destilado incolor funde-se com maestria em um coquetel e se destaca quando tomado puro. Ótimo para transformar qualquer coisa em uma bebida alcoólica.
Claro, a famosa bebida brasileira não poderia ficar de lado. Ideal para caipirinhas e outras bebidas de personalidade. Invista em uma cachaça de qualidade – evita a dor de cabeça no dia seguinte!
Os vinhos possuem o seu universo à parte. Mas quem disse que eles não podem fazer parte de alguns drinks também?
Se essa for a sua paixão, você pode até escolher fazer um bar só de vinhos e taças diferentes e adicionar sua própria adega – climatizada ou não.
Talvez você queira um licor de sobremesa depois do jantar. Embora alguns deles possam complementar um coquetel, uma variedade de bebidas básicas também são ótimas pedidas por conta própria e vale a pena ter esses componentes no seu bar em casa. Alguns exemplos: Amaretto, Creme irlandês e Vermute.
- Mixing Glass (Copo alto, tipo jarra)
- Medidor/ Dosador
- Colher “Bailarina” para misturar
- Coador Strainer
- Coqueteleira
- Balde de gelo
Mixers são os líquidos não alcoólicos que adicionam sabor e volume aos coquetéis. A maioria deles estará na sua cozinha de qualquer maneira e são facilmente encontrados em quase todas as lojas em que você entrar.
Muitos mixers permanecerão no bar da sua casa por um longo período de tempo. No entanto, tente se lembrar de verificar a sua atualização e preste atenção às datas de validade.
Se você não tem ideia do que comprar, comece com um ou dois dos favoritos:
- Gelo
- Água Tônica
- Soda
- Refrigerantes diversos
- Sucos
- Energéticos
Dica Brastemp: Falando bem a verdade, você provavelmente não adicionará uma guarnição a todos os coquetéis que fizer em seu bar. No entanto, é importante ter por perto uma rodela de limão ou laranja, folhas de hortelã, chá de hibisco, pimenta rosa, pau de canela e outras especiarias que podem transformar o comum em uma bebida charmosa e ainda mais saborosa.
Para cada bebida, é importante ter um copo diferente. Isso porque o formato do recipiente interfere na oxigenação do drink e, por sua vez, em seu sabor. Logo, é muito importante ter em seu bar alguns dos copos certos para servir os seus drinks.
Aposte em copos com design diferentes também, dão elegância tanto ao seu cantinho quanto aos seus drinks.
O espaço que você reservou para o seu bar pode limitar o tamanho de sua coleção de bebidas e utensílios de bar – e também em sua decoração. Normalmente, escolhe-se um barzinho para sala, mas o seu bar pode ocupar um cômodo inteiro. Tudo depende do quanto de espaço você tem disponível.
Portanto, escolha o lugar que você tem reservado e procure a melhor opção para você: um carrinho, um móvel ou até mesmo em cima de um frigobar.
+ Confira nossos modelos de frigobar
As especiarias que você usa em seus drinks podem servir de decoração em belos potes. Arrisque também colocar livros sobre o assunto no espaço para um charme mais intelectual.
Pequenos quadrinhos ou plantinhas podem ser os responsáveis por enfeitar o seu cantinho – você pode até fazer um quadrinho para guardar rolhas das bebidas dos momentos que colecionou!