Waffle: veja como fazer essa receita simples em casa

receita de waffle

O waffle está sempre presente em séries e filmes norte-americanos: acompanhado de maple syrup, comido com geléia e até acompanhado de frango frito no clássico “chicken & waffles”. Porém essa receita tem sua origem lá na Bélgica muitos anos antes de os primeiros peregrinos chegarem nos Estados Unidos.

Na idade média usavam-se prensas de ferro para a preparação das hóstias, um certo dia alguém resolveu testar estas prensas para assar uma massa simples, que daria origem ao waffle como conhecemos hoje. Aos poucos essa receita foi ganhando popularidade, até que com o tempo começaram a surgir máquinas de waffle, isso lá pelos anos 1300, em países como a Alemanha e a Holanda.

As tais máquinas de waffle tinham esse quadriculado que remete à favos de mel, e dizem que é daí que surge o seu nome, que no original é “wafel” – a proximidade dessa receita com os favos de mel é tanta que algumas pessoas por aqui até chama o waffle de “favo holandês”.

Como o waffle se torna tão importante nos Estados Unidos?

Populares na Europa desde a idade média, os waffles acabaram chegando aos Estados Unidos através dos primeiros peregrinos que colonizaram o país, a partir do século XVII. De lá para cá, a receita teve poucas modificações e acabou se tornando um clássico norte-americano.

No café da manhã, acompanhado de maple syrup ou com ovos e bacon; no almoço acompanhado de frango frito e molho picante; ou em qualquer hora acompanhado de sorvete e calda quente. É isso: o waffle virou alimento para todas as horas.

Óbvio que Hollywood tem seu papel nessa história: os waffles se tornaram comum nas telas do cinema desde sempre; depois também se tornaram presença comum em séries e sitcoms. Isso popularizou o waffle ao redor do mundo, incluindo aí o Brasil.

blog_waffle_inter

Receita simples de waffle

Para fazer o waffle você pode utilizar uma máquina de waffle, daquelas elétricas, ou mesmo uma forma de waffle para fogão – tipo aquelas sanduicheiras de ferro clássicas. Além disso, também é possível fazer os waffles em uma frigideira, ele não ficará com o mesmo formato, mas o sabor não muda!

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

– 1 xícara de chá de farinha de trigo
– ¾ de xícara de chá de leite
– 1 colher de sopa de açúcar
– 3 colheres de sopa de manteiga derretida
– 1 ovo
– 1 colheres de chá de fermento
– Uma pitada de sal

Modo de preparo

1.Separe uma vasilha e misture nela o leite, o ovo e a manteiga derretida. Misture bem até ter uma mistura homogênea. Se quiser, você também pode fazer essa mistura no liquidificador.

2. Adicione à sua massa a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e uma pitadinha de sal. Misture muito bem até ficar homogêneo.

3. Unte com manteiga a sua máquina ou forma de waffle. Se for uma máquina elétrica, pré-aqueça ela.

4. Com o auxílio de uma concha, você irá preencher a sua forma de waffle. Lembre-se de colocar massa apenas até a metade, pois o seu waffle irá crescer!

5. Asse até que a massa fique douradinha e está pronto para servir!

blog_waffle_inter2

Use a sua criatividade na hora de servir

Doce ou salgado, o waffle é uma delícia em qualquer hora do dia, então você pode acompanhar essa receita com diferentes extras:

– Mel é o companheiro perfeito para o waffle no café da manhã;
– Frutas como morangos, maçãs e uvas podem ser um casamento perfeito e inclusive também ficam ótimas com um fio de mel;
– Uma bola de sorvete e uma calda quente de chocolate transforma o seu waffle em uma sobremesa daquelas que melhoram o dia de qualquer um;
– Se você está fazendo um brunch, seus waffles ficam com cara de filmes se acompanhados de tiras de bacon e ovos mexidos.

Enfim, as opções são muitas, vale testar sabores e descobrir aqueles que te deixam com mais água na boca!

Veja também: panqueca americana, a receita clássica do café da manhã

BOC84AE, BFS5PCB, BFS5PCR, BYS5PCR
Compartilhar