Red Velvet: uma opção refinada de bolo de aniversário

receita de bolo red velvet

De massa avermelhada, recheio branco e seguindo a linha dos naked cakes, o bolo Red Velvet ganhou as confeitarias brasileiras nos últimos anos e se tornou um queridinho por aqui. E não é por menos: de sabor leve e delicioso, esse bolo é uma excelente opção para os diferentes momentos de celebração, podendo ir de uma festa de casamento até fazer as vezes de bolo de aniversário.

Veja como preparar essa receita em casa:

blog_bolo_inter2

Receita de Bolo Red Velvet

Ingredientes

Massa
– 2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 ½ xícara de chá de açúcar
– 1 xícara chá de leite
– 3 ovos
– 100g de manteiga
– 1 colher sopa de suco de Limão
– ½ xícara de chá de óleo
– 1 colher de chá de cacau em pó
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 5 colheres chá de corante alimentício em gel vermelho
– 1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio
– 1 tablete de manteiga, cerca de 200g
– 500g de açúcar de confeiteiro
– 300g de cream cheese
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– Raspas de limão

Modo de preparo

Massa
1. Comece misturando o leite com uma colher de suco de limão, isso é importante para que o seu limão fique na consistência de leitelho.

2. Na sequência, vamos aos ovos: separe as gemas das claras. Reserve as gemas e leve as claras para a batedeira. Bata até obter o ponto de neve. Reserve.

3. Importante: ligue o forno e pré aqueça na temperatura média de 180 ºC.

4. Na batedeira, bata em velocidade média o açúcar, a manteiga, o óleo e as gemas até obter um creme leve.

5. Diminua a velocidade da batedeira e adicione os ingredientes restantes: leite com limão, corante, essência de baunilha, cacau em pó e a farinha de trigo. Bata até ficar homogêneo.

6. Com o auxílio de uma espátula, acrescente as claras em neve e o fermento ao seu bolo. Mexa de forma leve apenas para que eles sejam incorporados em sua massa e ela não perca leveza.

7. Depois disso, divida sua massa em três formas redondas de 25 cm de diâmetro, untadas e enfarinhadas. Tendo a sua massa em três formas, fica mais fácil na hora de montar seu bolo e fazer as camadas. De todo modo, se preferir, você também pode colocar o bolo em uma única forma de 25cm de diâmetro com fundo removível e depois você corta o bolo em duas ou três partes, como achar necessário.

8. Asse o Red Velvet por cerca de 50 minutos.

9. Com o bolo já frio, desenforme e reserve para a montagem.

Recheio
10.Com o auxílio de uma batedeira, bata a manteiga até amolecer.

11. Aos poucos, adicione o açúcar de confeiteiro e metade do cream cheese. Siga batendo até que essa mistura fique homogênea.

12. Para finalizar, adicione o restante do cream cheese, a baunilha e as raspas de limão e bata até ficar uma massa lisa e cremosa.

Montagem
13.Separe as três camadas de bolo e vá recheando cada uma delas com uma parte do seu recheio. Você pode utilizar uma espátula e fazer uma finalização mais rústica. Se quiser uma finalização mais delicada, utilize um saco de confeiteiro e faça pequenas bolinhas em todo seu recheio.

14. Depois de finalizadas as camadas, finalize o topo com o recheio. A finalização com gotinhas feitas com o auxílio do saco de confeitar deixará seu bolo ainda mais belo.

15. No topo, você pode decorar com frutas vermelhas, como morangos, amoras, framboesas e blueberries. Além disso, você também pode polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro.

Veja também: Todos os tipos de bolo e dicas incríveis da confeiteira Carole Crema para você ficar craque!

blog_bolo_inter (1)

Qual a história do bolo Red Velvet?

O bolo Red Velvet segue algumas técnicas tradicionais da culinária norte-americana e há outros bolos quase-irmãos deste por lá, porém a tal inserção de sua marcante cor avermelhada ainda é dúbia.

Há histórias que falam do uso da beterraba como corante durante a Grande Depressão, nos anos 1930, em face do valor alto de outros alimentos, como o chocolate, por exemplo. Já há outras narrativas que falam que esse bolo seria basicamente implementado na cultura por marcas de corantes, que inseriram a receita em suas embalagens.

Seja qual for a história do Red Velvet, o fato é que o bolo ganhou fama e se tornou parte da cultura dos Estados Unidos. Sua fama internacional, por sua vez, está atrelada a uma série de produtos culturais.

Por exemplo, na série “Sex and the City”, as personagens adoravam ir a Magnolia Bakery comer cupcakes e um dos carros chefes da loja é até hoje o bolinho de Red Velvet. O Magnolia Bakery entrou na rota de fãs da série que vão até Nova York comer os tais cupcakes e isso se tornou um sucesso mundial.

Nos anos 2010, os reality shows de culinária nos aproximaram ainda mais dos bolos e doces norte-americanos. E se muitos deles são cheios de pasta americana e flocos de arroz, quem se destacou por aqui foi o red velvet, com sua cor marcante, sua leveza e seu sabor que casa bem com o nosso paladar.

O Red Velvet é uma estrela por si só

O bolo Red Velvet é uma excelente opção para aniversários, casamentos, celebrações e almoços em família, pois ele causa aquele primeiro impacto visual, que nos dá água na boca e isso é um ponto e tanto em eventos desse tipo.

Além disso, o Red Velvet é um bolo que com sabor leve, não enjoativo, que agrada os mais diferentes paladares, por isso é uma opção certeira para servir em uma festa com convidados diversos.

Teste essa receita em casa e conte o resultado em nossas redes sociais!

Confira também: dicas para um bolo fofinho e saboroso

BOC84AE, BFS5PCB, BFS5PCR, BYS5PCR
Compartilhar