Postado 21 de fevereiro de 2018

O bolo de limão é um bolo denso, saboroso e muito popular. Ela fornece sabor único a uma variedade de bolos – a receita de bolo de limão quebra a regra de bolos doces demais!
O limão é rico em vitamina C, pode ajudar no controle do peso e ainda ajudar a saúde digestiva. Sua acidez corta todo o açúcar que jogamos quer queira quer não em quase tudo, tornando os pratos mais equilibrados e agradáveis.

A acidez no bolo – assim como ingredientes ácidos como limão – afetam uma receita de bolo. Esses ingredientes acrescentam e realçam os sabores, além de contribuir para a fermentação e amaciamento dos bolos.
A acidez da massa pode vir de uma ampla variedade de fontes, incluindo vinagre, suco de limão, chocolate, café, açúcar mascavo, frutas e vegetais, para citar alguns.
Embora o ácido seja definitivamente um amigo do confeiteiro, ele também pode ser uma fonte de frustração se interferir na integridade molecular na receita de bolo de limão pelos seguintes motivos:
Alteração de proteínas: íons de hidrogênio rompem as ligações que mantêm as proteínas dobradas em uma forma específica e fazem com que elas se desfaçam. Esse processo de se desfazer pode amaciar de forma benéfica ou, em excesso, causar problemas com a estrutura do bolo.
Modificação do amido: os ácidos fazem com que o amido se decomponha e gelifique a uma temperatura mais baixa. Isso pode fazer com que o bolo endureça mais rapidamente, mas com menos suporte estrutural.
Problemas de escurecimento: ingredientes ácidos interferem nas reações que causam escurecimento em alimentos cozidos.
Portanto, tenha em mente as seguintes dicas para equilibrar a fórmula da sua receita de bolo de limão:
A quantidade de açúcar deve ser superior à da farinha se for esperada uma vida útil mais longa e melhor sabor.
A quantidade de ovos deve exceder a de gordura. Faça a conta: ovos inteiros líquidos = gordura x 1,1
Mais uma conta que pode ser sua amiga: Líquidos totais = ovos + leite (se usado) = açúcar
Conforme o nível de açúcar aumenta, o nível de gordura deve diminuir e o nível de ovo deve aumentar. Isso evita a maciez excessiva da estrutura do miolo que pode levar a uma baixa tolerância durante o manuseio e transporte do produto.
Para um bolo fofinho, a cada 2 xícaras de farinha de trigo, troque ½ xícara por amido de milho.
Pode parecer difícil e matemático – e, talvez, realmente seja – mas, se você seguir nossa receita, tudo fica mais fácil!

Raspas de 2 limões1 xícara de iogurte natural1 colher (de sopa) de mel1 xícara de açúcar3 ovos½ xícara de óleo1 colher (de sopa) de fermento1 ½ xícara de farinha½ xícara de amido de milho
1 – Bata os ovos, açúcar, iogurte, mel, raspas de limão, farinha de trigo, amido de milho e o óleo na batedeira.2- Por último, acrescente o fermento em pó e misture com uma colher. Despeje em uma assadeira redonda com furo no meio, untada com manteiga e farinha.2- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Depois, coloque a massa para assar por cerca de 30 minutos.
Suco de 2 limões100ml de água1 colher (de sopa) rasa de açúcar de confeiteiro
1- Coloque em uma panela em fogo médio e espere reduzir pela metade.2- Despeje em cima do bolo pronto ainda quente e sirva!
Descubra também: O Guia para bolos completo, por Carole Crema!

Muitas pessoas acreditam que uma festa é incompleta sem um bolo para comemorar. Já outras pessoas, estão sempre tomando café acompanhado de um bolo.
Os bolos tradicionais usam ingredientes à base de laticínios, que os seguidores do estilo de vida vegano se abstêm de comer. Entretanto, como o cozimento é mais uma ciência do que uma arte, trocar e eliminar ingredientes de um bolo à vontade não é uma boa ideia!
Cada ingrediente funciona em conjunto para criar um bem maior. Por exemplo: no cozimento tradicional, misturar a manteiga e o açúcar permite que as pequenas bordas afiadas dos cristais de açúcar cortem a manteiga, perfurando-a e incorporando ar – tornando o bolo mais fofo.
Não se preocupe! A culinarista Flavia Machioni, proprietária do blog Lactose Não, ensinou em sua aula na Brastemp Experience como fazer um bolo de limão siciliano com cream cheese vegano para guardar e virar uma de suas receitas favoritas.
2 xícaras de abobrinha ralada2 ovos1/4 xícara de suco de limão siciliano1/4 xícara de óleo de coco, girassol ou manteiga ghee2/3 xícara de açúcar demerara1 xícara de farinha de amêndoas1/2 xícara de farinha de arroz1/2 xícara de farinha de aveia sem glúten1 pitada de sal1 colher de sopa de fermento em póRaspas de limão siciliano
1 xícara de castanha de caju crua e sem sal1/2 xícara de água fervente4 colheres de sopa de sumo de limão3 colheres de chá de açúcar demerara1 pitada de sal
Em um bowl, misture todos os ingredientes secos. Reserve.No liquidificador, bata a abobrinha, os ovos, o suco de limão, óleo e açúcar até ficar um creme bem homogêneo.Despeje a mistura no bowl dos ingredientes secos e misture bem, até ficar bem incorporado.Em fôrma de fundo removível de 21cm untada, despeje a massa e asse em forno pré-aquecido a 180ºC graus por 40-50 minutos.Deixe esfriar sobre a grade.
No liquidificador, bata todos os ingredientes até ficar uma mistura lisa e cremosa. Ajuste a consistência com mais ou menos água.Prove e acerte o tempero, se preferir mais doce, coloque mais um pouco de açúcar.Lembre-se que o cream cheese é para contrastar com o docinho do bolo, então não exagere.Para montar o bolo, desenforme ele depois de frio.Despeje o cream cheese em cima dele e alise com uma espátula. Decore com fatias de limão siciliano e flores comestíveis ou frutas vermelhas.
247, 1222, 1220, 2004469