Postado 28 de setembro de 2021
A quiche é um prato que vai bem em diferentes momentos: pode ser servida no lanche da tarde, faz bonito em um brunch e pode até surpreender em um jantar romântico. O melhor de tudo é que esse é um prato fácil de ser preparado e que traz refinamento para a sua mesa.
Com queijo e bacon – a clássica quiche Lorraine -, com carne, legumes, espinafre, cogumelos, o fato é que as quiches podem ter muitas possibilidades de recheio. Um dos sabores clássicos é a quiche de alho-poró, uma opção leve e vegetariana que vai agradar a todos os paladares. Confira a nossa receita:
Massa
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 150 g de manteiga
– 5 colheres de sopa de água gelada
– 1 colher de chá de sal
Recheio
– 2 colheres de sopa de azeite
– 2 talos de alho-poró fatiados
– 400 ml de creme de leite fresco
– 3 ovos
– 1 pitada de sal
– 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Massa
1.Para essa receita, você irá usar a manteiga gelada. Por isso mantenha ela na geladeira até o momento do preparo, aí é só tirar da geladeira e cortar em cubinhos.
2. Em uma tigela ampla, misture a farinha de trigo e o sal. Aos poucos, adicione a manteiga em cubos e comece a misturar com as mãos.
3. Misture de forma leve até que a manteiga e a farinha forme uma farofa.
4. Na sequência, comece a adicionar a água gelada e misture até a massa ficar homogênea e você conseguir unir a massa em uma bolinha.
5. Tire a massa do recipiente e enrole em papel filme. Na sequência, deixe a massa descansar por uma hora na geladeira.
6. Depois desse tempo, retire a massa da geladeira e abra ela em uma bancada, com o auxílio de um rolo e de farinha para polvilhar a bancada.
7. Abra a massa até que ela fique no tamanho de sua forma. A nossa sugestão é utilizar uma forma redonda de fundo falso, em torno de 24 cm de diâmetro.
8. Cubra o fundo e os lados da forma com a sua massa e finalize com cuidado as bordas, para que elas fiquem uniformes.
9. Leve a sua massa para a geladeira por mais 10 minutinhos. Nesse meio tempo, ligue o forno e deixe ele pré-aquecer a 180 graus.
10. Fure a sua massa com o garfo e leve para o forno para pré-assar por 30 minutos. E agora vamos ao preparo do recheio.
Recheio
11. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho-poró até que ele diminua de tamanho.
12. Desligue o fogo, espere a mistura esfriar um pouco e adicione o creme de leite, o sal e o queijo ralado. Misture bem e, por último, adicione os ovos. Utilize um fouet e bata até a massa ficar homogênea.
13. Retire a massa pré-assada do forno e adicione o seu recheio.
14. Leve ao forno novamente por mais 30 minutos. Asse até que o recheio infle e fique douradinho. Depois disso é só servir!
Hoje em dia sempre pensamos na quiche como um prato clássico da culinária francesa, mas sua história é mais antiga e esse prato tem em suas origens o território alemão, tanto que a palavra “quiche” vem do alemão “kuchen”, que significa “bolo” ou “torta”.
Esse nascimento da quiche se deu lá na Idade Média, porém é em torno do século XVI e XVII que ela vai ganhar seus contornos franceses e a receita de quiche Lorraine, como conhecemos hoje, irá surgir. Já no século XX, essa receita vai se espalhar pelo mundo, fazendo sucesso na Inglaterra e nos Estados Unidos nos anos 50, virando sinônimo de prato refinado.
O fato é que o passar do tempo apenas foi deixando a quiche mais refinada e bem-quista: ainda hoje esse é um prato saboroso para se receber e reunir quem se ama em torno da mesa. Com suas diferentes possibilidades de recheio, essa é uma receita que faz sucesso em diferentes momentos.
Versátil, a quiche pode ir à mesa em diferentes refeições: um café da manhã mais reforçado, um almoço ou jantar ou mesmo no lanche da tarde.
Em uma refeição completa, a quiche pode ser servida acompanhada de uma salada verde, com folhas frescas, tomates e mussarela de búfala. Para acompanhar, vale investir em um vinho leve, como um vinho branco seco ou até mesmo um vinho rosé.
No lanche da tarde, a quiche pode ser servida com um café expresso, um chá de ervas ou um suco de frutas. Já no brunch, a quiche faz bonito ao lado de uma taça de mimosa, trazendo um charme francês inigualável.
Veja também: um guia simples de harmonização de vinhos