Harmonização de vinho com dicas super práticas!

A época mais fria do ano está chegando. E nada combina mais com o inverno do que uma boa seleção de vinhos para harmonizar com suas receitas e receber seus amigos e família em casa enquanto prepara pratos deliciosos para aquecer ainda mais os seus dias. 

Para o frio, as melhores opções de harmonização de vinho são sempre com tintos mais encorpados, já que os pratos tendem a ser mais voltados para massas e carnes vermelhas. Mas isso não significa que você não pode tomar brancos, rosés e espumantes, pelo contrário. Dá até para começar tomando um vinho mais gelado (branco, rosé ou espumante) e depois curtir o friozinho com um bom vinho tinto na mão.

Sabe o que é decantação de vinhos? Aprenda mais e impressione seus convidados!

 

Vinho

Vinho e fondue:

Pensou em inverno, pensou em fondue de queijo com carne grelhada. A melhor opção de harmonização de vinho nesse caso é o merlot francês. Possuem sabor levemente frutado e ácido e uma estrutura bem encorpada.

 

Vinho Branco

Vinho Branco e Carbonara:

Ninguém resiste a uma boa massa no inverno, e o spaghetti à Carbonara uma das receitas mais populares e amadas pelos fãs de massa. E a melhor opção para harmonização de vinho é um branco Chardonnay, por conta de sua acidez, que equilibra a gordura do prato. 

 

Vinho Carne Vermelha

Vinho e carne vermelha:

As carnes bovinas harmonizam perfeitamente com um Cabernet Sauvignon. Com intensidade e suculência similares, costumam ser o par ideal para uma refeição deliciosa e quentinha.

Como o vinho deve ser armazenado?

Cuidados simples com questões como a temperatura, a luminosidade e o local de armazenamento podem fazer toda a diferença para manter seus vinhos em perfeitas condições. 

O ideal é armazenar suas garrafas de vinho em espaços que não tenham contato direto com a luz solar e nem luzes artificiais fortes. Ambientes ventilados também podem fazer toda a diferença na preservação dos seus vinhos, para evitar a proliferação de fungos que podem estragar as rolhas

É importante armazenar seus vinhos deitados, não em pé, já que isso evita o ressecamento e o encolhimento das rolhas de cortiça e deixa a vedação de sua garrafa ainda mais forte.

E para garantir que seu vinho será devidamente armazenado, que tal considerar uma adega? Com design moderno, as nossas adegas se adaptam a todos os estilos de decoração e espaços disponíveis.

Confira no site os modelos e tamanhos que melhor correspondem às suas necessidades.

 

+ Conheça nossas adegas climatizadas

 

Dica Brastemp: Que tal personalizar sua adega internamente? 

Você pode criar tags para identificar rapidamente os seus vinhos. Esse truque simples pode deixá-la muito mais organizada. No formato e material que desejar, recorte pequenas tags onde possa escrever os nomes dos vinhos. Isso evita que, ao buscar pelas suas garrafas, você as movimente com muita frequência e prejudique a sua evolução mais regular.

 

Para saber mais, confira nosso Guia completo de vinhos para iniciantes.

 

Compartilhar