Fondue: entenda como fazer e conheça as melhores combinações

O fondue é uma receita de origem suíça clássica de inverno, mas ainda causa muitas dúvidas na hora de preparar. É comum que muita gente adquira o aparato todo necessário para o prato, mas deixando esquecido no armário. Além disso, muita gente prefere a praticidade do fondue que vem na caixinha, pronto para ser colocado na panela.

Para você mostrar seus talentos culinários e preparar um fondue de queijo delicioso de forma simples, separamos uma receita prática de ser feita e que irá surpreender seus convidados.

Receita de fondue de queijo

A nossa receita leva os clássicos queijo emmental e gruyère, porém você pode variar os queijos usados, sempre pensando na escolha de um queijo mais macio e cremoso e outro mais duro e firme.

Vamos para o passo a passo de nossa receita.
fondue_01

Ingredientes

– 200 g de queijo emmental
– 200 g de queijo gruyère
– 150 ml de vinho branco
– 1 cálice de licor de kirsch
– 1 dente de alho
– Pimenta do reino e noz-moscada a gosto
– Pão italiano para servir

É possível trocar o licor de kirsch na hora de preparar o fondue?
O kirsch é uma espécie de aguardente de cereja e sua função é suavizar os queijos do fondue. Você pode substituir o kirsch por outros licores de cereja ou por outras opções de álcool, porém é importante entender as proporções.

Aqui falamos em um cálice de licor de kirsch, mas, se você não achar um bom licor para usar nessa receita, pode colocar um pouco de uma boa cachaça brasileira. Nesse caso, coloque de uma a duas colheres de sopa, já que a cachaça é mais forte do que a aguardente de cereja.

Modo de preparo

1. Rale os queijos escolhidos no ralo grosso e reserve.

2. Leve a panela para o fogo. Pode ser uma panela própria para fondue, a caquelon, ou uma panela comum.

3. Amasse ligeiramente o dente de alho, espete-o em um garfo e esfregue na parte interna da panela de fondue. Isso irá liberar o aroma do alho no recipiente.

4. A seguir, junte o vinho branco e espere ferver.

5. Enquanto o vinho esquenta, dilua o amido de milho no licor de kirsch e reserve.

6. Aos poucos, vá adicionando os queijos ralados. Sempre em porções pequenas e mexendo para que o queijo derreta de forma uniforme. É importante que a chama do fogão esteja bem baixa para esse processo.

7. Com o queijo já derretido, adicione a mistura de amido de milho e licor de kirsch. Mexa bem e tempere o fondue com pimenta e noz-moscada.

8. Deixe o fondue ferver mais um pouco, mexendo sempre, até que se torne um creme bem uniforme e espesso.

9. Retire a panela do fogão e coloque na mesa sobre o réchaud. É importante ficar de olho na chama do réchaud, para que o queijo não ferva e acabe engrossando.

10 Agora é só se deliciar com o seu fondue!

Leia também: como preparar um fondue de queijo vegano

Tem como fazer fondue sem a panela especial de fondue?

fondue_03

Sim!

A caquelon é uma panela clássica que geralmente vem acompanhada do réchaud, que ajuda a manter a receita aquecida na mesa de jantar, para que você possa papear entre amigos e ainda assim manter o alimento quente.

Se você não possui esse kit para fondue, pode apenas utilizar uma panela de algum material que retenha o calor, como as de inox, cerâmica e ferro. Nesse caso, opte sempre por uma panela compatível com o tamanho da receita: um fondue para dois pede uma panelinha pequena, para que o calor não se dissipe.

Serviu o fondue sem réchaud e ele esfriou? É só levar a panela novamente para o fogão, em fogo baixo e aquecer até que a textura fique cremosa novamente.

Que pão é ideal para acompanhar o fondue?

fondue_02

Historicamente, o fondue suíço era comido com pão velho, isso mesmo, aquele pão duro que estava em casa já há dias, pois o calor do queijo derretido o amaciava. Por isso, a dica é sempre investir em pães mais firmes, com cascas mais grossas e que sejam mais resistentes ao calor dessa receita.

O pão italiano e o pão baguete são escolhas sem erro, mas você também pode investir em pães de fermentação natural, pães caseiros ou mesmo uma saborosa focaccia

Além do pão, o que mais pode acompanhar o fondue?

O pão é o acompanhamento clássico de um bom fondue de queijo, porém você pode ir além: não faltam opções que combinam perfeitamente com o queijo.

Você pode acompanhar seu fondue com legumes como:

– Tomate cereja;
– Brócolis;
– Couve-flor;
– Cenoura;
– Batatas-bolinha;
– Cogumelos.

Alguns desses itens podem ser servidos crus, como o tomate cereja e a cenoura, mas outros pedem um cozimento leve, que os deixem com uma textura mais al dente.

Se você quiser opções mais robustas de acompanhamento para o fondue, invista em cortes de carne saborosos ou mesmo em algumas opções de embutidos como:

– Cubos de filet mignon;
– Tiras de alcatra;
– Linguiça artesanal;
– Salame;
– Cubos de presunto;
– Fatias de bacon torrado;
– Linguiça calabresa.

Vale ressaltar que as carnes devem ser preparadas antes de serem servidas com o fondue. Por exemplo, a alcatra e o filé mignon podem ser temperados com sal e pimenta-do-reino e salteados em uma panela ou chapa de ferro até que estejam no ponto de sua preferência. Já a linguiça pode ser assada normalmente no forno e cortada em rodelas.

Com essas dicas acreditamos que você irá fazer o fondue perfeito, agora só falta você conferir o nosso guia de harmonização de vinhos e encontrar o rótulo perfeito para esse jantar.

Quer uma sobremesa também? Veja como preparar um fondue de chocolate

BOC84AE, BFS5PCB, BFS5PCR, BYS5PCR
Compartilhar