Postado 23 de julho de 2020
O frio chegou e nosso tão sonhado fondue já é realidade. É um prato que pode atender quase todos os gostos ou preferências e pode ser muito simples se você tiver as ferramentas corretas.
O fondue – que vem do francês “fondre”, que significa “derreter” – teve origem na Suíça do século XVIII como um meio para as famílias de agricultores aumentarem seus recursos limitados durante os meses de inverno.
Com um pouco de queijo restante, um pouco de pão duro velho e uma pitada de vinho, a família poderia se reunir ao redor da lareira. Quando mergulhado no queijo quente, o pão amolecia. Nas aldeias agrícolas alpinas, o pão era assado apenas ocasionalmente. Portanto, o que estava à mão era, geralmente, tudo o que tinham.
Essa maneira de cozinharem juntos em uma panela e comer em um fogo quente e aconchegante se tornou uma tradição suíça de inverno e, hoje, uma tradição muito apreciada em diversos outros países também.
+ Acompanhamento perfeito para o fondue: Guia de Vinhos
Existem tantos tipos diferentes de queijo que é quase impossível escolher o melhor para fondue!
Uma das melhores opções de queijo para o fondue tradicional é o Gruyére. Gouda também está no topo da lista de favoritos. No entanto, a realidade é que o melhor queijo para fondue pode ser uma mistura de queijos.
Abaixo, uma lista de sugestão de acompanhamentos para comer junto ao seu fondue – importante é garantir que tudo o que estiver sendo mergulhado não desmorone no queijo.
A melhor proporção de queijo para fondue – 1/3 Gruyère, 1/3 Gouda e 1/3 Emmental -, quando combinadas e derretidas, torna o prato absolutamente delicioso.
300g queijo Gruyère300g queijo Gouda300g queijo Emmental1 colher de amido de milho1 copo de vinho branco
Dica Brastemp: Antes de começar, descasque, corte ao meio e esfregue as metades de um dente de alho no fundo e laterais de uma panela média – se preferir, utilize uma panela própria para fondue. O alho deixa um gostinho e ajuda o queijo não grudar no fundo da panela.
1- Comece derretendo os queijos. A chave é ralar os queijos antes de colocá-los para esquentar na panela.2- Dissolva o amido de milho no vinho branco e acrescente aos queijos.3- Mexa até obter uma mistura homogênea.
Com a mistura desses tipos de queijo, você obtém um sabor arrojado e complexo, destinado ao fondue. Além disso, o vinho branco também traz uma leve acidez e equilíbrio ao prato.
Você também pode optar pela opção do fondue de queijo vegano.
2 e 1/3 de xícaras de castanha de caju crua sem sal hidratada por 12h (3 de castanha jáhidratada)½ xícara de óleo de coco sem sabor2 colheres de sopa de azeite de oliva2 xícaras de leite vegetal3 xícaras de água filtrada1/3 + 1 colher de sopa de suco de limão siciliano penerado1/3 de xícara de polvilho doce4 colheres de chá rasa de sal rosa2 colheres de café de alho em pó4 colheres de sopa de missô claro orgânico – (sugestão missô origem)1 xícara de nutricional yeast (levedura nutricional em flocos)2 colheres de chá de melado de cana2 colheres de chá de cúrcuma (açafrão da terra)2 colheres de sopa de agar agar (gelatina de alga marinha)1 xícara de água½ xícara de vinho branco
1- Descarte a água das castanhas, coloque metade dela com os demais ingredientes bata atéficar um creme liso e totalmente aveludado
2- Adicione o restante das castanhas e bata mais um pouco
3- Coloque a água e o agar agar no fogo e deixe até virar uma goma
4- Coloque a goma no liquidificador com os demais ingredientes e bata novamente até incorporar bem
5- Volte essa mistura para a panela e coloque o fogo baixo, mexa sem parar por 5 minutos e adicione o vinho branco
6- Mexa até reduzir bem e atingir ponto de queijo derretido. Está pronto para servir!
–Escolha, de acordo com o seu gosto ou opção de fondue, a melhor alternativa de aperitivos para mergulhar no seu molho. Abaixo, algumas sugestões.
Vegetais à sua escolha
Pão duro ou semiduro
Pãozinho multigrãos
Tiras de Filé Mignon
Chips
Maçãs
Abóbora assada
Picles de beterrabas
2004471, 2004739, 2004461