Boeuf Bourguignon: confira a receita desse clássico da culinária francesa

boeuf bourguignon

O boeuf bourguignon é um clássico da culinária francesa, que vem direto da região da Borgonha, famosa pela sua excelente produção de vinhos. Muitas vezes chamado de forma aportuguesada de “bife borgonhesa”, o nome pode até confundir os brasileiros, mas a palavra “boeuf” significa simplesmente carne, que nesse caso aqui é servida de forma ensopada. 

O charme do boeuf bourguignon vem da marinada da carne com diferentes legumes em um bom vinho, deixando tudo mais encorpado e saboroso. O diferencial dessa receita é o seu passo a passo, que pede um preparo mais lento, mas que é simples de ser feito. 

Confira abaixo um passo a passo para você fazer essa receita em casa:

Receita de Boeuf Bourguignon

Para essa receita, nossa recomendação é usar a carne de músculo, que é mais firme e tem um cozimento mais lento. De todo modo, você pode optar por outros cortes, como a alcatra ou o coxão mole. Lembre-se apenas de evitar o uso de carnes mais macias, de cozimento rápido.

01_feed_Beef_Bourguignon

Ingredientes

– 1 kg de músculo;
– 1 litro de vinho tinto seco;
– 1 cenoura grande;
– 1 alho-poró;
– 1 cebola;
– 4 dentes de alho;
– 50 g de farinha de trigo;
– 200 g de cogumelo Paris;
– 200 g de cebolinha pérola;
– 1 colher de sopa de óleo;
– Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

1. A receita de boeuf bourguignon começa pela marinada e por isso é importante começar o preparo por ela. Lembre-se que todos os legumes da marinada serão utilizados também no cozimento da receita.

2. Corte a carne em cubos grandes.

3. Divida as cebolas em quatro de forma rústica mesmo.

4. Descasque levemente a cenoura e corte em tamanhos médios. Tente cortá-los mais ou menos do mesmo jeito, para que cozinhem de forma mais uniforme.
04_feed_Beef_Bourguignon
5. Corte o alho-poró em pedaços médios.

6. Descasque os dentes de alho e pique de forma grosseira.

7. Em uma vasilha grande, misture todos os legumes picados, a carne e adicione o vinho tinto. Finalize com a pimenta e o sal a gosto.

8. Tampe a vasilha e coloque na geladeira por, no mínimo, 5 horas. Você pode preparar essa marinada de véspera, deixando a carne de molho na geladeira durante a noite para o preparo no dia seguinte.

9. Depois desse tempo de descanso, passe a marinada em uma peneira para separar o líquido da carne e dos legumes. Nada deve ser descartado. Reserve os legumes e o caldo.

10. Em uma panela ampla, aqueça um pouco de óleo e frite os cubos de carne em pequenos grupos, isso irá selar a carne, evitando que ela perca seus líquidos durante o cozimento.
03_feed_Beef_Bourguignon
11. Retire a carne e reserve. Na sequência, coloque os legumes para fritar um pouco nessa mesma panela.

12. Volte a carne para a panela e agora, em fogo alto, adicione a farinha de trigo. Misture bem, você vai ver que a farinha mudará a cor da carne e dos legumes, formando uma leve película neles.

13. Logo em seguida, jogue o líquido da marinada na panela e misture bem. Mexa para que você retire todos os sabores que estão no fundo da panela.

14. Agora deixe o molho ferver por cerca de 45 minutos a 1 hora. Nesse momento da fervura, você pode provar o sal e conferir se precisa algum ajuste.

15. Nos 15 minutos finais, corte as cebolinhas pérola ao meio e adicione no prato. Esses itens devem entrar no final para que fiquem ainda crocantes.

16. Para finalizar, corte os cogumelos Paris em quatro e coloque no boeuf bourguignon cerca de 5 minutos antes de desligar.

17. Com isso, é só desligar a panela e levar direto para a mesa!

Como servir o boeuf bourguignon?

02_feed_Beef_Bourguignon

O boeuf bourguignon é um alimento perfeito para um jantar acolhedor, para um almoço em família ou mesmo para trazer aquele sabor de comida que aquece nos dias frios. Você pode servi-lo acompanhado de um macarrão simples, um purê de batata cremoso ou até mesmo à moda brasileira com arroz branco.  

Se quiser dar um toque mais de chef, o seu boeuf bourguignon pode vir acompanhado de um saboroso aligot, o clássico purê francês com queijo. Mais francês que isso? Apenas se você abrir um vinho vindo direto da Borgonha.  

Quer conferir combinações de vinhos? Veja o nosso guia de harmonização de vinhos

BOC84AE, BFS5PCB, BFS5PCR, BYS5PCR
Compartilhar