Como usar o forno elétrico?

Como usar o forno elétrico

O forno elétrico é um item que facilita o dia a dia na cozinha, servindo para bolos, pães, assados e outros alimentos. Mesmo assim, ainda surgem dúvidas sobre como usar o forno elétrico e aproveitar todas as suas vantagens.

Para auxiliar no melhor aproveitamento de seu forno elétrico, a gente esclarece algumas dúvidas rotineiras d cozinha sobre o uso desse aparelho e separamos também algumas das principais funções que voce pode encontrar nesse eletrodoméstico e como usá-las.

Pode colocar papel alumínio no forno elétrico?

Pode sim, o papel alumínio é seguro de ser usado no forno elétrico. Lembre-se apenas de usar do lado correto, com a parte brilhante virada para dentro do alimento. O lado brilhante reflete as ondas de calor. Por isso, se ele fica virado para fora, dificulta o cozimento ao invés de acelerá-lo. Além disso, com o lado brilhante para dentro, você evita que a comida grude nele.

Quais as vantagens do forno elétrico

Quais utensílios posso usar no forno elétrico?

Quando falamos de travessas, frigideiras e panelas, a dica é utilizar itens dos seguintes materiais:

– Inox;
– Ferro;
– Vidro temperado.

Confira sempre as recomendações do fabricante dos seus produtos. No caso de itens de vidro, é importante  confirmar se o produto realmente é temperado e se pode entrar em contato com altas temperaturas em segurança.

Quanto a outros utensílios de cozinha, vale sempre ficar de olho. Nada de itens de plástico ou que possa derreter em altas temperaturas. Outros itens a se ficar de olho são copos, canecas e pratos Duralex, eles podem estourar sob temperatura alta, por isso, não use!

Geralmente, os utensílios de cozinha que podem ser utilizados no forno possuem essa especificação na embalagem, então fique de olho e mantenha a segurança na sua cozinha.

Agora que você já sabe utilizar as diferentes funções do forno elétrico, que tal aprender o gratinado perfeito com essas receitas?

Forno elétrico: como usar? Conheça as principais vantagens

O forno elétrico tem algumas vantagens em comparação com o forno convencional à gás, como por exemplo, a possibilidade de ter mais temperatura e menos umidade, o que é perfeito para assar pães, carnes e legumes.

Outro ponto positivo é que o fornos elétrico perde menos calor. Além disso, o calor é mais uniforme e vem do alto do forno, o que é perfeito para grelhar alimentos e deixar aquela corzinha dourada.

Como usar o forno elétrico?

Como usar o forno elétrico

Para aproveitar ao máximo o seu eletrodoméstico é importante entender como usar o forno elétrico. Se você souber o que significam os símbolos e as funções de seu aparelho fica mais fácil arrasar nas receitas.

Inteligentes e funcionais, os fornos elétricos têm funções avançadas prontas para deixar as mais diversas receitas com resultados impecáveis. Confira como usar cada uma:

1. Convecção: para assar alimentos de forma uniforme

materia-fornoeletrico-01

Durante o cozimento com convecção, o ar aquecido circula por meio de um ventilador posicionado na região traseira do forno. Ventiladores são bons para a maioria dos tipos de culinária, principalmente quando você usa mais de uma prateleira. Eles também funcionam bem para assar carne, quando você quer que a carne esteja macia por dentro e bem passada por fora.

A circulação do ar quente ao redor do alimento traz alguns benefícios:

1. Elimina “pontos quentes” dentro do forno e, portanto, o alimento pode cozer mais uniformemente. Essa função é indicada para o preparo individual de pratos mais delicados como biscoitos e alguns bolos

2. Reduz o tempo de cozimento ao permitir preparos simultâneos (como por exemplo, duas assadeiras de pão de queijo ou dois pães).

3. Doura a superfície dos alimentos com maior velocidade, o que é interessante no preparo de carnes e frango.

2. Aquecimento inferior do forno: para assar alimentos delicados

materia-fornoeletrico-02

Aquecimento inferior virá, exclusivamente, do elemento de aquecimento na parte inferior do forno. O ventilador não será usado para circular o calor.

É indicado para preparos de biscoitos, bolos e outros alimentos delicados, como caçarolas e guisados.

3. Aquecimento inferior e superior do forno: para assar quase tudo

materia-fornoeletrico-03

O aquecimento inferior e superir do forno, nada mais é que o aquecimento convencional – vem da parte superior e inferior, sem ventilador – o calor se espalha pelo forno por convecção natural.

Usado para pão de queijo, lasanha, peixes, pães e carnes de baixa espessura.

4. Termômetro Meat Control: para o ponto ideal do seu assado

materia-fornoeletrico-04

O Meat Control é um componente usado para monitorar a temperatura interna no preparo de diferentes tipos de carne até o ponto desejado.

Ele facilita atingir o ponto perfeito de seu assado, mesmo no caso de carnes grandes: você controla a temperatura interna das carnes pelo painel com precisão para garantir o ponto certo.

O termômetro é indicado para carnes de ave, bovina e suína. Certifique-se de que ele esteja inserido na carne, não em contato com os ossos.

5. Vapor: para preparos mais delicados e resultados impecáveis

materia-fornoeletrico-05

Comparado ao cozimento em forno tradicional, o vapor cozinha os alimentos mais delicadamente, reduzindo o ressecamento e preservando a cor. Para cada tipo de alimento, o vapor oferece benefícios diferentes:

1. Pães: com o vapor utilizado no início do assamento a casquinha do pão fica mais fina e crocante.

2. Carnes: o vapor diminui o ressecamento e melhora a suculência de assados como lombo suíno e frango, por exemplo. O vapor deve ser programado no início do assamento. Para obter uma superfície mais dourada é necessário finalizar o assamento sem o vapor.

3. Peixes: normalmente assados embalados em papel alumínio podem ser assados direto com o vapor. Utilize o vapor durante o tempo de cozimento.

Aprenda a preparar o peixe perfeito no vapor!

4. Pudim: o pudim de leite clássico feito em banho-maria pode ser feito diretamente sobre a prateleira do forno, sem a necessidade de adição de forma de água. Utilize o vapor durante todo o preparo do pudim.

6. Grill: para tostar e gratinar

materia-fornoeletrico-06

A função grill significa que o calor está sendo produzido por toda a resistência da grelha. Ideal para tostar pães, fazer torradas, gratinar massas e finalizar os preparos. Bons grills garantem que todos os alimentos fiquem crocantes e dourados uniformemente. É indicado que se use na temperatura de 260º por 5 a 10 minutos.

7. Grill com ventilador: para pedaços mais grossos de carne

materia-fornoeletrico-07

Você não precisa fazer aquela bagunça e sujeira para preparar hambúrgueres ou pedir no delivery. O forno elétrico possui a função de grill e ventilador, o que significa que os dois estarão ligados ao mesmo tempo.

O ventilador espalha o calor da grelha, tornando-a menos forte. Isso significa que é bom para cozinhar em pedaços mais grossos de carne, como hambúrgueres ou mesmo peixe sem aquecer todo o forno ou queimar o topo.

8. Manter aquecido: para deixar sua comida quentinha

Indicado para manter os alimentos quentes após o preparo. É recomendado o uso de até uma hora – após isso os alimentos podem sofrer ressecamento.

9. Descongelar: para quem tem pressa

Isso significa que o ventilador está ligado, mas nenhum calor é produzido, portanto, nenhum cozimento ocorre. O ar, em movimento, descongela os alimentos muito mais rapidamente do que simplesmente deixá-los na mesa da cozinha – um recurso útil se você estiver com pressa para descongelar um pouco de carne para o jantar, por exemplo.

129, 2004461, 2004504, 2004493, 2003610, 326020201, 2004489
Compartilhar