Tiramissú: receita para comemorar o Dia Nacional do Café

Para comemorar o Dia Nacional do Café, trouxemos uma sugestão de uma sobremesa incrível que tem o café como um dos seus principais ingredientes, e que lhe confere um sabor todo especial: o tiramissú.

Saiba um pouco mais sobre esta receita clássica, experimente fazer o seu e aproveite, quem sabe acompanhado de um bom café espresso.

 

O que é Tiramissú?

O tiramissú é uma sobremesa italiana tradicional, famosa e apreciada em todo o mundo.

Tiramissú literalmente quer dizer “leve-me para cima” ou “levante-me”. 

Esse nome vem da sua fama de ser um doce que “te leva aos céus, ao paraíso”, pelo prazer de seu sabor delicado e marcante ao mesmo tempo. 

Além disso, o tiramissú também tem esse nome devido ao fato de seus ingredientes (como os ovos, café e açúcar…) serem “energizantes”, dando um “up” no astral de quem come um tiramissú. 

 

Ingredientes para Tiramissú

O Tiramissú é um tipo de pavê, feito com biscoitos champanhe embebidos em café, distribuídos em camadas, alternadas com um creme feito com queijo mascarpone, ovos e açúcar. 

A cobertura é sempre polvilhada com cacau em pó ou chocolate em pó. 

Algumas receitas incluem um pouco de bebida alcoólica misturada ao café, como vinho Marsala ou Rum. Aí, vai de receita para receita, e se você quiser, pode acrescentar um pouquinho na nossa receita aí em baixo!

 

Como fazer Tiramissú

Ingredientes:

3 gemas de ovos

175 g de açúcar

250 g de queijo mascarpone (pode ser substituído por cream cheese)

150 ml de espresso ou café coado amargo bem forte

12 biscoitos champanhe (aproximadamente)

Cacau em pó para polvilhar

 

Modo de preparo:

Prepare o café e deixe esfriar.

Usando a batedeira bata as gemas adicionando o açúcar na forma de chuva até obter uma espuma densa e fofa.

Desligue a batedeira e usando uma espátula, acrescente o queijo mascarpone misturando delicadamente até obter um creme macio e uniforme.

Molhe um a um os biscoitos no café em temperatura ambiente, mas sem encharcá-los. Forre o fundo da travessa com os biscoitos e cubra com o creme.

Em seguida, coloque na geladeira e deixe por pelo menos uma hora.

Na hora de servir, polvilhe com o cacau.

O ideal é preparar a sobremesa na véspera.

Receita tirada do site www.melepimenta.com

 

Dia Nacional do Café

O Dia Nacional do Café é comemorado todos os anos no Brasil no dia 24 de maio, data que historicamente marca o início da colheita de café nas principais regiões produtoras do país. 

A data comemorativa foi instituída pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, em 2005, para valorizar e homenagear os cafés do Brasil, que é o um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo, além de um dos países em que mais se toma café, é claro.

Por isso, aproveite a data e comemore com a gente, fazendo um cafezinho e saboreando junto com esta deliciosa receita de tiramissú que nós trouxemos para você!

 

Confira outras receitas para comemorar o Dia Nacional do Café

Aqui no nosso blog você também encontra outras receitas incríveis com café, todas fáceis de fazer e que você precisa experimentar.

Então que tal aproveitar o embalo e preparar agora mesmo uma receita de café cremoso, com chantilly e caramelo, ou esta receita de café gelado, o famoso Iced Coffee?

Experimente e comemore com a gente o Dia Nacional do Café!

Compartilhar