Receitas para Halloween

O Halloween é a época perfeita para soltar a imaginação na cozinha e preparar receitas incríveis que farão todos caírem sob seu encanto. Seja você um mestre das poções ou um cozinheiro amador, nossas receitas para Halloween fáceis, práticas e deliciosas, serão seu caldeirão mágico de inspiração!

Então, coloque seu chapéu de bruxa, pegue sua vassoura mágica e venha conosco explorar ideias de comidas de Halloween repletas de sabor e diversão.

Halloween comidas tradicionais

Comemorado dia 31 de outubro, o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas aqui no Brasil, é uma festa muito popular nos Estados Unidos, onde, principalmente, crianças se fantasiam de monstros, fantasmas, bruxas e outros personagens macabros, e vão de porta em porta pedir doces às pessoas com a seguinte frase: “Gostosuras ou travessuras?”.

A festa é originária de práticas dos Celtas nas Ilhas Britânicas e celebrava o Samhain, o Ano Novo Celta, um festival dedicado aos mortos, além da passagem do verão para o inverno. Os celtas acreditavam que durante a noite do dia 31 de outubro, a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos ficava mais frágil, assim esses mundos podiam se misturar.

Mas e as comidas típicas? No início, eram populares os Soul Cakes, pequenos bolos redondos, parecidos com biscoitos, que eram feitos para serem distribuídos antes e durante o Halloween e no Dia de Finados, para celebrar os mortos. Quer aprender a fazer receitas para Halloween? Então confira!

Soul Cake

Ingredientes:

  • 340g farinha de trigo peneirada;
  • 170g de açúcar;
  • 170g de manteiga cortada em cubos;
  • ½ colher de chá de canela em pó;
  • ½ colher de chá de noz-moscada;
  • ½ colher chá de masala;
  • 1 ovo batido;
  • 2 colheres de chá de vinagre de vinho branco.

 

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 200 graus e unte levemente duas assadeiras.

Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o fermento em pó, o sal e o açúcar até que estejam bem combinados.

Adicione os cubos de manteiga à mistura seca e esfregue-os até que a mistura se assemelhe a uma farofa.

Em seguida, adicione o ovo batido e o vinagre à mistura e mexa com uma colher de pau até obter uma massa firme.

Cubra a massa e leve-a à geladeira para descansar por cerca de 20 minutos.

Em uma superfície enfarinhada, use um rolo para abrir a massa até que tenha aproximadamente 7mm de espessura.

Use um cortador de biscoitos redondo de tamanho médio para cortar círculos da massa.

Coloque os círculos nas assadeiras untadas, faça uma cruz em cima de cada um e leve ao forno por 15 a 20 minutos a 200 graus, ou até que fiquem dourados.

Esta receita rende aproximadamente 14 porções.

Outra receita para Halloween muito tradicional, principalmente nos Estados Unidos, é a famosa torta de abóbora! Vamos te ensinar a fazer uma versão gostosa e assustadora!

Receita de Torta de Abóbora para o Halloween

Ingredientes:

  • 1 1/4 de xícara de farinha de trigo;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 1/2 colher de chá de açúcar;
  • 1/2 xícara de manteiga gelada, cortada em cubos;
  • 3 a 4 colheres de sopa de água gelada;
  • 2 xícaras de purê de abóbora (abóbora cozida e amassada);
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó;
  • 1/4 colher de chá de noz-moscada;
  • Uma pitada de cravo-da-índia em pó;
  • Uma pitada de sal.

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma de torta. Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e o açúcar. Adicione a manteiga gelada e use um cortador de massa ou dois garfos para incorporá-la à mistura até obter uma textura de migalhas. Adicione 3 colheres de sopa de água gelada e misture até a massa começar a se unir. Se necessário, adicione a quarta colher de sopa de água. Forme a massa em uma bola, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Para o recheio, em uma tigela, misture o purê de abóbora, o leite condensado, os ovos, a canela, o gengibre, a noz-moscada, o cravo e o sal. Misture bem até que todos os ingredientes estejam incorporados.

Para montar a torta, abra a massa em uma superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais da forma de torta. Despeje o recheio de abóbora na massa. Depois leve ao forno pré-aquecido e asse por 40-45 minutos, ou até que o recheio esteja firme e a massa esteja dourada.

Ideias de comidas de Halloween

Mas nem só de Soul Cake e Torta de Abóbora vive o Halloween. Quando se trata de pratos de Dia das Bruxas, o principal ingrediente é a criatividade!

A seguir, separamos ideias de comidas de Halloween fáceis, práticas e muito apetitosas. Com elas é certeza de deixar seus convidados com água na boca e arrepios na espinha! 

Bolos Assombrados: faça cupcakes com cobertura de chantilly e decore com fantasmas de merengue. 

Copinhos de Abóbora: faça copinhos de aperitivos usando mini abóboras como tigelas.

Cérebros Assados: asse uma abóbora pequena e use-a como recipiente para servir um molho de queijo. Decore com nozes para parecerem “cérebros”.

Bebida de Sangue de Vampiro: prepare uma bebida vermelha de frutas e adicione fatias de laranja em forma de meia-lua para parecerem olhos de vampiro.

Caldeirão de Bruxa: prepare uma sopa e sirva em um caldeirão decorativo. Adicione “olhos” de mozzarella e “aranhas” feitas de azeitonas.

Olhos de Monstro: faça ovos recheados e coloque azeitonas fatiadas no topo para criar olhos de monstro.

Comidas de Halloween salgadas

As gostosuras dessa festa também podem ser salgadas! Basta um pouco de criatividade para transformar uma receita comum em algo assombrosamente saboroso! Separamos para você uma seleção de receitas para Halloween para servir como petiscos ou prato principal. Confira!

Mini pizza de Halloween

Faça mini pizzas e recheie com mussarela e molho de tomate. Depois decore com catupiry fazendo os formatos da teia de aranha. E para dar o toque final, faça as aranhas com azeitonas pretas. Sirva com sangue, ou melhor, ketchup! Você pode aproveitar as mini pizzas e soltar a imaginação na decoração, incluindo fantasmas, olhos e muito mais!

Dedos de zumbi

Corte as salsichas em formato de dedos e cozinhe-as. Refogue alho e cebola e prepare um molho de tomate (que em nossa receita será o sangue!). Junte tudo em uma panela e agora é a parte mais divertida: montar! Corte um pão e coloque as salsichas em formato de dedos e cubra com bastante molho de tomate. Finalize com ketchup! Você terá deliciosos dedos de zumbi para surpreender a todos!

Hambúrguer macabro

Em uma tigela, misture carne moída com espinafre picado, alho, sal e pimenta para dar um aspecto esverdeado ao hambúrguer. Fica uma delícia! Depois, é só fritar a carne normalmente e montar em um pão preto. A mistura dessas cores vai fazer o seu hambúrguer sair do comum! Acrescente queijo, pimenta vermelha e ketchup para finalizar! Você tem deliciosos hambúrgueres macabros para toda a família!

Doces de Halloween

Chegou a hora de adoçar seu Dia das Bruxas! Abaixo separamos algumas receitas para Halloween que são fáceis, práticas, criativas e saborosas. Confira!

BTP_IMAGENS_CONTEÚDO_BLOG_775x400_RECEITAS_PARA_HALLOWEEN_1478868302

Túmulo de Pudim de chocolate

Faça um pudim de chocolate e monte em taças de sobremesa com pedaços de biscoito de chocolate ou farelo de bolo, para dar o aspecto de terra. A lápide pode ser feita com um biscoito mergulhado no pudim com a escrita “RIP” em chocolate branco. Você também pode montar o pudim em uma travessa grande e fazer um grande cemitério de chocolate!

Cookies de dedo de bruxa

Faça uma massa de cookies e coloque corante alimentício verde, para dar o aspecto assustador! Modele-os em formato de dedos e finalize com uma amêndoa na ponta para fazer as unhas da bruxa. Asse-os e pronto! É só servir e surpreender seus convidados!

BTP_IMAGENS_CONTEÚDO_BLOG_775x400_RECEITAS_PARA_HALLOWEEN_1464787475

Panquecas de teias de aranha

Faça uma massa de panqueca comum e na hora de assar na frigideira, despeje aos poucos, formando uma teia de aranha. Comece fazendo um asterisco. Depois faça dois círculos, um mais ao centro, outro na extremidade. Desta forma você vai conseguir criar um efeito teia de aranha! Sirva com geleia de amora e enfeite o prato com aranhas de plástico.

Lembre-se de que a apresentação é fundamental para criar o clima de Halloween, então solte a sua criatividade na decoração e divirta-se preparando essas receitas para Halloween assustadoramente deliciosas!

Compartilhar