Melhores Sobremesas de Natal

Uma hora muito esperada das festas de fim de ano é a sobremesa, sem dúvidas. Portanto, não esqueça de ter às mãos receitas incríveis para sobremesas de natal.

Para muitas pessoas, não é um jantar – muito menos uma ceia – de verdade se não houver sobremesa. Essa tradição, de terminar uma refeição com um petisco doce, tem origem na França.

É a época mais doce do ano! Nesse período, percebemos uma época de tradição e é a hora da ação para muitos cozinheiros domésticos.

Origem da sobremesa

Mas, como surgiu essa tradição? Por que as pessoas passaram a servir doces após as refeições?

Os livros de receitas franceses da Idade Média e do Renascimento não traziam exatamente sobremesas. Em vez disso, eles incluíam receitas para “entremets”, chamados os pratos de “intervalo” – servidos entre pratos maiores que podiam ser doces ou salgados.

A palavra surgiu no século XVII, em francês “desservir” que significa algo como “limpar a mesa” ou terminar de servir. Em português, “sobre” é como “depois” e “mesa” seria o prato principal.

A etiqueta ditava que guardanapos e toalhas de mesa fossem trocados antes do prato final, que na época era um prato delicado de frutas. Em contexto mais plebeu, o próprio prato era conhecido como “ le fruit ”, mas a burguesia o rebatizou de “sobremesa”.

Após a Revolução Francesa, a “fruta” aristocrática foi totalmente substituída pela “sobremesa”.

Por que a sobremesa é doce?

Receitas-Natal-Doces

Como muitos outros mamíferos, os humanos nascem com uma preferência inata por alimentos de sabor doce. Essa preferência pode ser observada em recém-nascidos, por exemplo: o sabor doce ajuda a relaxar e a sugar mais, o que aumenta a ingestão alimentar.

Nossa boca contém receptores especializados para o sabor doce. Quando reconhecem uma molécula de açúcar, eles ativam uma via de sinalização que chega ao cérebro e estimula uma sensação de prazer.

Esse mecanismo é, na verdade, um resíduo evolutivo da época em que alimentos ricos e nutritivos eram uma mercadoria rara. Preferimos doces então porque os alimentos doces na natureza geralmente são de boa qualidade – por exemplo, frutas doces, que são ricas em muitos nutrientes.

É interessante observar como a preferência pelo sabor doce diminui com a idade, pois as crianças preferem o sabor doce mais do que os adultos. Uma das explicações para esse fenômeno é que as crianças precisam de alimentos muito ricos enquanto estão crescendo, e essa necessidade diminui posteriormente.

O termo “sobremesa” pode ser aplicado a muitos confeitos, como bolos, tortas, biscoitos, gelatinas, doces, sorvetes, tortas, pudins, cremes e outras infinidades de doces.

Além disso, a fruta também é comumente encontrada em pratos de sobremesa por causa de sua doçura que ocorre naturalmente. Agora, por que essa ordem específica?

A biologia explica por que preferimos alimentos doces, mas não explica por que as pessoas desejam uma sobremesa doce no final de uma refeição farta. Foram muitos esforços para encontrar uma explicação científica plausível, ou pelo menos uma que alivie nossa culpa.

No entanto, a resposta é que provavelmente não há mecanismo biológico por trás desse desejo – é apenas uma força do hábito.

Essa afirmação é reforçada pelo fato de algumas culturas não terem o hábito de terminar uma refeição com algo doce, o que não seria tão comum se fosse biológico.

Sobremesas de Natal

Agora que já sabemos sobre o papo histórico e científico, é hora do que interessa: nossas receitas para sobremesas de natal.

Rabanada

Não dá pra falar de sobremesa de Natal sem falar de rabanada. Pode ser encontrada como fatia de ovo, fatia dourada ou fatia parida também. Está presente em mesas portuguesas e brasileiras.

Receitas-Natal-Rabanada

Ingredientes

4 pães francês ou 1 pão italiano
2 ovos
½ lata de leite condensado
½ lata de leite
1 pitada de sal
Açúcar e canela para finalizar

Modo de preparo

1- Misture bem o leite condensado com o leite e reserve.
2- Em uma vasilha, bata bem os ovos com uma pitada de sal e reserve.
3- Corte os pães em fatias grossas. Passe as fatias na mistura dos leites e depois nos ovos batidos.
4- Frite as rabanadas no óleo, em imersão – ou, se preferir, coloque-as em uma forma antiaderente e asse-as no forno pré-aquecido a 220 graus até que fiquem douradas.
5- Polvilhe uma mistura de açúcar com canela para finalizar.

Dica Brastemp: Sirva quente e com sorvete, fica uma delícia!

Pavê

Se você não tem um tio que faz a piada do pavê ou pacumê – então não é Natal! Essa é outra sobremesa de natal que faz sucesso e não só pela piada.

Receitas-Natal-Pave

Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 gemas
Gotas de baunilha
2 latas de creme de leite
200g de chocolate (de sua preferência – ao leite ou amargo)
1 pacote de bolacha champagne

Modo de preparo

1- Em uma panela, coloque a lata de leite condensado, as gemas e as gotas de baunilha de acordo com sua preferência e siga mexendo em fogo médio-baixo.
2- Quando engrossar, desligue o fogo e acrescente uma lata de creme de leite sem o soro. Esse é o creme de baunilha. Reserve.
3- Dissolva, em banho-maria ou no micro-ondas, o chocolate.
4- Depois, adicione o creme de leite e misture até que dissolva. Esse é o ganache. Reserve.
5- É hora de montar o seu pavê. Siga a ordem: Bolacha, creme de baunilha e ganache. Raspe um pouco de chocolate em cima para enfeitar. Está pronto!

Dica Brastemp: Passe as bolachas champagne no guaraná para deixar mais molhadinho.

Confira também a receita de mousse de maracujá.

Bolachinha de Natal

É época de gingerbread nos Estados Unidos – biscoitos em formatos de casas ou enfeites natalinos. Pensando na diversão de montar biscoitos com formas diferentes, é hora de abrasileirar um pouco a receita, mas manter a diversão de soltar a criatividade nessa clássica sobremesa de natal!

Receitas-Natal-Bolachinhas

Ingredientes

200g de farinha de trigo
1 colher (de sopa) rasa de fermento em pó
375g de açúcar
2 ovos
60ml de leite
190g de mel
½ colher (de chá) de canela em pó
½ colher (de chá) de cravo em pó
Noz moscada a gosto
Gotas de extrato de limão
3 a 4 colheres (de sopa) de chocolate em pó
150g de castanha-do-pará ralada bem fina
120g de manteiga ou margarina

Modo de preparo

1- Em um recipiente, junte todos os ingredientes e amasse bem até formar uma massa uniforme. Se a massa estiver grudando, tampe e coloque-a na geladeira.
2- Com um rolo ou objeto cilíndrico, abra a massa.
3- Corte em formatos variados – nessa hora, use a imaginação!
4- Em forno pré-aquecido, asse por cerca de 15 minutos ou um pouco mais, em temperatura de 180ºC.

Dica Brastemp: Você pode decorar ou não suas bolachinhas de natal. Espere esfriar e decore com glacê ou miçangas comestíveis. Se não quiser, passe a clara do ovo nelas antes de assá-las.

Agora só escolher sua sobremesa de natal predileta!

2004138, 1338, 2004072, 2004070
Compartilhar