Qual a melhor geladeira para você? Confira o passo a passo

A geladeira é, sem dúvida, um dos eletrodomésticos mais importantes da sua casa e, de preferência, vai durar muitos anos.

Ao longo do tempo, a geladeira se reinventou e, hoje, conta com inúmeros modelos e tamanhos para escolher – o suficiente para tornar o processo de escolha de um pouco confuso.

Felizmente, isso não precisa ser um pesadelo. O ideal para te auxiliar nessa decisão é ter uma visão geral útil e projetada para te ajudar a diminuir as inúmeras opções e ter certeza de que a geladeira que você escolher te dará o melhor retorno possível.

No final, encontrar a melhor geladeira para você significa entender suas próprias necessidades e fazer as perguntas certas. Vamos a elas:

1. Qual o espaço disponível?

Geladeiras – e aberturas de geladeira – não possuem um tamanho padrão. Para descobrir o que é viável para sua cozinha, puxe uma fita métrica e anote as medidas nas três áreas a seguir.

O tamanho máximo do espaço para a geladeira: O tamanho da abertura em que a geladeira ficará determina os tipos e a variedade de opções possíveis. É importante conhecer não apenas a altura e largura, mas também a profundidade da abertura disponível. Além disso, a maioria dos refrigeradores precisa de uma polegada de folga por todos os lados para evitar superaquecimento.

Espaço disponível para o batente da porta: Antes de se comprometer com o estilo de uma porta, verifique se as portas podem ser abertas livremente sem bater em outros aparelhos, bloquear entradas e passarelas ou bater em uma parede. As portas da geladeira precisam poder abrir mais de 90 graus, a fim de remover prateleiras e caixas para limpeza. Isso é especialmente importante se o refrigerador estiver do outro lado de uma ilha ou se for colocado próximo a uma parede. Se a maçaneta da geladeira abrir na parede, a porta não poderá abrir completamente.

O tamanho da entrada da sua cozinha: Às vezes, o consumidor pode agir por impulso e não pensar nas dificuldades de acesso da geladeira ao local de destino. Muitas vezes, o eletrodoméstico não passa pela porta da cozinha e o problema só é percebido na entrega.

 

img-espaco-geladeira

2. Quais são seus hábitos na cozinha?

A necessidade de armazenamento é um fator muito importante na jornada de decisão de compra da sua geladeira. A definição da indústria de uma necessidade típica de armazenamento é de, mais ou menos, 28,5L por pessoa – mas é importante que você avalie seus hábitos de cozinhar, fazer compras e conservar alimentos.

• Você é um comprador de uma vez por semana que precisa ter uma capacidade maior ou um consumidor diário do mercado que pode ter menos espaço, mas necessita de mais gavetas?

• Pense cuidadosamente sobre o que você precisa para guardar para suas refeições ou hábitos. Qual a área máxima de prateleira para pratos prontos? É necessário prateleiras ou compartimentos especiais para guardar garrafas ou outros tipos de bebidas?

• Você cozinha e congela? Você mantém uma grande variedade de alimentos congelados à mão? Preste muita atenção às configurações do freezer. Examine não apenas a divisão do espaço entre a geladeira e o freezer, mas também a configuração interna do próprio freezer.

3. Que tipo de geladeira eu quero?

DUPLEX

Os modelos Duplex são aqueles com duas portas: uma para o freezer no topo e outra, para porta de largura total na geladeira.

É a geladeira clássica, a mais popular, utilitária e sem frescuras. Possui uma boa proporção para os tipos de armazenamento a preços acessíveis. Além disso, destaca-se no na economia do consumo de energia entre as demais.

INVERSE

O modelo Inverse consiste na inversão, propriamente dita, da posição do freezer. O refrigerador, neste caso, fica na parte superior.

Com certeza, a maioria das pessoas acessa com maior frequência o compartimento da geladeira do que o congelador, portanto, faz sentido e pode ser mais confortável ter o refrigerador ao nível dos olhos e do alcance das mãos.

SIDE BY SIDE

O modelo recebe o nome pelas portas Side By Side, ou seja, portas lado a lado.

As portas partem do centro e possuem metade da largura das portas comuns de geladeira, tornando esse estilo uma boa opção para cozinhas com espaço apertado.

Uma desvantagem são os compartimentos internos estreitos que impedem a colocação de pratos e outros itens grandes, como caixas de pizza.

SIDE INVERSE

O modelo Side Inverse conta com o conforto e tecnologia do freezer na parte inferior e refrigerador superior, além de possuir as portas Side By Side.

Também conhecida como geladeira de porta francesa, combinam a conveniência da tecnologia e conforto Inverse com a capacidade e elegância oferecidas pelas portas lado a lado.

Ainda está confuso? Veja abaixo qual pode ser a geladeira ideal para você:

infografico-geladeira

 

4. Qual estilo de geladeira posso ter?

Em termos de estilo, você tem diversas opções para escolher e cada uma possui seus próprios prós e contras.

Descobrir qual é o melhor para você é o primeiro e mais óbvio passo para tomar uma decisão final de compra.

Coloque a criatividade decorativa em produção. É possível encontrar, por exemplo, geladeira com acabamento em vidro no exterior e interior com iluminação em LED na linha Vitreous.

Lembre-se de combinar a geladeira com os outros aparelhos. As cores e as texturas da superfície podem variar, mesmo para algo aparentemente universal como o aço inoxidável. Portanto, é necessário se atentar a qualidade dos produtos que você adquire, sempre preferindo pela confiança.

5. O que buscar em uma geladeira hoje?

As geladeiras percorreram um longo caminho de desenvolvimento até aqui.

Como resultado, o comprador conta com unidades habilmente projetadas com novos recursos inteligentes, incluindo os que visam transformar sua cozinha em um centro de entretenimento.

Atualmente, é possível até, por meio de um painel de controle eletrônico, comandar certas funções da geladeira, como: Turbo Freezer, Modos Especiais de refrigeração, que inclui Festas, Férias e Compras. Já o Ice Maker, por exemplo, nunca te deixará na mão quando esquecer de preencher as forminhas de água – se este for um problema.

Portanto, faça um balanço dos recursos disponíveis e o quanto cada um deles seria útil em seu dia a dia. Procure conhecer a fundo as funcionalidades dos seus modelos preferidos. Uma das funcionalidades mais procuradas no mercado é a frost-free.

O que é frost-free?

Se você tem algum refrigerador que possui o descongelamento manual, com certeza sabe que se deixar acumular um tempo suficiente, o gelo do congelador poderá ficar tão espesso que, eventualmente, não haverá espaço para colocar mais nada no freezer.

A tecnologia frost-free é a capacidade que o freezer possui de não precisar fazer o processo de degelo manualmente, é feito de forma automática e sem acúmulo dessa geada. A vantagem é clara: você nunca precisa descongelar o freezer!

img-frost-free

Com uma infinidade de modelos, acabamentos, tamanhos e tecnologias, a sua escolha pela geladeira ideal entra em um novo patamar, com ampla variedade de recursos e funcionalidades – o suficiente para fazer você pensar se a velha geladeira pode estar passando por uma crise de identidade.

2004064, 850, 2004091
Compartilhar