Temperos frescos: como armazenar e manter as ervas na geladeira

Temperos frescos na geladeira

Ervas e temperos frescos mudam tudo na cozinha: um maço de manjericão deixa o ambiente com outro perfume; algumas folhinhas de hortelã dão outro sabor a qualquer preparação; e, claro, a combinação salsinha e cebolinha deixa qualquer arroz com feijão do dia a dia com aquele sabor de comida de mãe com tempero caseiro. Por isso é sempre importante ter algum tempero fresco em casa para uma alimentação mais saudável e com mais sabor. 

De todo modo, muitos já sofreram com uma cena clássica: você compra um maço de manjericão, usa uma parte nas suas receitas, o que sobrou vai pra geladeira e daqui a meia-horinha é certo que as folhas já estarão murchas ou com aquele aspecto de queimado pelo frio da geladeira. Calma, nós temos algumas dicas especiais. 

Para não haver desperdício, nós temos dicas de como armazenar temperos e ervas frescas na geladeira e no congelador. Ainda montamos um pequeno guia para que você saiba aproveitar ao máximo os sabores desses temperos. Aproveite! 

blog_temperos_inter

Como guardar temperos frescos na geladeira?

Como são temperos naturais, o primeiro passo é lavar bem todas as ervas, o ideal é que você não as retire do talo. Depois de lavadas, seque bem para não deixar água acumulada. Separe então potes grandes em que as ervas não fiquem amassadas; se você puder, escolha idealmente potes altos, assim suas ervas ficam de pé e a umidade escorre para o fundo do pote. 

O principal para armazenar suas ervas e mantê-las frescas é inserir no fundo do pote um papel toalha úmido, isso irá ajudar na manutenção da umidade. Depois disso, coloque na geladeira na parte mais baixa do refrigerador, para que as ervas não queimem ou congelem com a temperatura muito baixa.

Você também pode utilizar sacos plásticos para esse armazenamento, basta inserir o papel toalha, as ervas e deixar uma boa quantidade de ar dentro do saco, aí você torce as pontas do plástico e amarre, assim suas ervas não ficam amassadas.

Como congelar os temperos frescos?

Para congelar, faça o mesmo processo de lavar bem as ervas e secá-las. Depois disso, você fará o processo necessário para cada tipo de erva:

– Cebolinha você pode picar bem fininha;
– Salsinha e coentro você pode picar tanto as folhas quanto os talhos de forma separada, dá inclusive para guardar os talos inteiros para caldos;
– Hortelã, manjericão e alecrim você pode apenas destacar as folhas do talo.

Depois disso é importante que você coloque as ervas em potes do tamanho ideal para cada quantidade, para que elas não fiquem emboladas, nem amassadas, isso evitará a formação de blocos de gelo e seus temperos continuarão soltinhos mesmo congelados. E pronto: depois é só ir usando conforme a sua necessidade.

O congelamento é ideal para quem não cozinha sempre ou não tem tempo de ir toda semana na feira, no hortifruti ou mesmo no mercado, assim você consegue ter ervas com mais sabor sempre à disposição.

Como usar temperos frescos que estão armazenados na geladeira?

Depois que suas ervas foram armazenadas com cuidado na geladeira é importante entender os usos de cada item, para isso separamos essa tabela com dicas certeiras:

tabela_TEMPEROS (2)
tabela_TEMPEROS2 (2)
tabela_TEMPEROS3

Com essas dicas simples você consegue aumentar a durabilidade de seus temperos frescos e melhora o sabor e qualidade dos seus preparos cotidianos. Além disso, você também pode investir em secar e armazenar essas ervas no seu armário e, pode até mesmo, se aventurar na montagem de uma horta urbana em sua cozinha. 

Você sabia que algumas das ervas e temperos frescos você também pode utilizar nos preparos de drinks como a Gin Tônica? Confira as nossas dicas de como usar as melhores especiarias para o preparo de uma bebida quase profissional em casa. 

Depois que você tem o sabor inigualável das ervas frescas no dia a dia você não irá querer mais viver sem! 

BRO80AK, BRE80AK, BRM59AK, BRO80AB
Compartilhar