Sal de Ervas: Uma surpresa de tempero!

Tantas receitas instruem você a “adicionar sal e pimenta a gosto” ou “terminar com uma pitada de sal”. Mas e se pudéssemos adicionar, na realidade, um sal de ervas como toque final?

Essa prática torna os nossos pratos ainda mais complexos e deliciosos? A resposta é sim! Sais de ervas na culinária são incrivelmente fáceis de preparar e amplamente subutilizados para trazer ainda mais sabor.

O sal vem em muitos tipos diferentes, desde o sal de mesa comum até sais exóticos de lugares distantes. Para preparar seu sal de ervas, primeiro é preciso escolher o sal que você vai utilizar.

Escolhendo Seu Sal

Antes de mergulharmos nos detalhes das ervas, primeiro considere a base da sua mistura: sal!

Dependendo do tipo de sal que você usa, o sabor e o perfil de nutrientes de sua mistura podem variar substancialmente. Embora o sal marinho branco tradicional seja sempre uma opção excelente e simples, considere as diferentes propriedades, benefícios e sabores que outros tipos de sais do mar também têm a oferecer.

Aqui estão alguns detalhes sobre algumas das variedades mais comumente encontradas:

Sal de Mesa
Sal-de-Mesa

Também conhecido como “sal iodado”, o sal de cozinha tem grãos muito finos e contém iodeto de potássio e um agente antiaglomerante que ajuda a evitar que formem bolotas.

Como o agente antiaglomerante pode desprender um gosto metálico quando usado em grandes quantidades, o sal de cozinha não deve ser usado em receitas mais salgadas.

Sal Grosso

Sal-Grosso

Sal grosso é um tipo de sal que é formado em grandes cristais ou grânulos.

Conquistou o título de sal de churrasco e é frequentemente utilizado para salgar carnes em geral, além de ser ingrediente de salmouras e também em receitas regulares, como sopas e molhos.

Rosa do Himalaia

Sal-Rosa-Himalaia

Os tons de cor deste sal marinho variam do rosa claro ao rosa escuro e ao vermelho profundo.

Formado há cerca de 600 milhões de anos, quando um grande mar interior evaporou, a linda paleta do sal rosa do Himalaia vem de uma variedade de minerais, incluindo ferro, magnésio, cobre e potássio, entre outros, que foram aprisionados na matriz de cristal de sal.

Mas atenção, fique de olho no seu sal rosa. Depois que essa variedade de sal entrou na moda, é fácil que você acaba comprando gato por lebre: há versões falsificadas no mercado que se tratam apenas de sal marinho com pigmentação rosa.

Por isso vale a pena ficar atento a coloração de seu sal do himalaia, que deve ser rosada e suave, bem como nos cristais, que devem ser cristalinos e sequinhos. Para não ter erro, a dica é colocar uma colherzinha de chá de sal rosa do Himalaia em um copo d’água e mexer bem: o sal verdadeiro não muda a tonalidade da água; já as versões falsas, deixam a água turva, com um tom mais avermelhado.

Marinho Celta

Sal-Marinho-Celta

O sal marinho celta possui uma cor cinza-azulada e um sabor distintamente rico em minerais.

É derivado da Bretanha, França. Este sal obtém sua cor distinta da argila da qual é colhido. Seus usos tradicionais na culinária vão desde o acabamento em pratos salgados até finamente moído e adicionado a guloseimas assadas para criar uma certa riqueza em meio a sabores.

Havaiano

Sal-Havaiano

Existem vários tipos diferentes de sal marinho havaiano, variando do vermelho tijolo ao salmão pálido ou escuro.

Como a cor vermelha indica, os sais marinhos do Havaí são ricos em ferro. Como o sal marinho do Havaí, a cor não é derivada do sal em si, mas da argila vulcânica vermelha, chamada Alaea, que é misturada com o sal durante a evaporação natural.

Embora seja tradicionalmente derivado dessa evaporação em solos vulcânicos, acabou sendo muito produzida em larga escala na Califórnia para maior distribuição.

Flor de sal

Flor-de-Sal

Esse sal marinho único é feito pela evaporação da água salina ao ar livre com a energia do vento e do sol.

Como esses sais já apresentam alta umidade, os cristais são capazes de resistir à dissolução instantânea quando borrifados sobre um prato de comida fervendo – isso significa que o perfil de sabor será mais pronunciado e o sal manterá um leve crocante.

Persa Azul

Sal-Persa-Azul

A cor azul celeste do sal marinho azul persa alude a seus sabores suaves, sedosos e ligeiramente adocicados.

Embora seja rico em minerais, sua cor azul é derivada da compressão natural do sal por longos períodos de tempo. Considerado um dos sais marinhos mais raros disponíveis no mercado, o sal marinho azul persa também tem um preço alto.

Defumado

Sal-Defumado

Embora o sal marinho defumado não tenha nenhum conteúdo nutricional adicional, o sabor da fumaça é rico, distinto e preferido por chefs de todo o mundo.

O processo de defumar sal marinho é normalmente feito sobre carvão quente a uma temperatura baixa. Por meio desse processo, o sal adquire uma coloração levemente bronzeada ou cinza.

Inspiração Herbal

Sal-Herbal

Depois de considerar sua base de sal marinho, é hora de escolher suas ervas!

Como você conhece melhor o seu próprio gosto, tente criar sua própria mistura herbal, mas conte com nosso guia abaixo de combinações que pode te ajudar a ter uma ideia de onde começar ou para te inspirar.

Urtiga
Alecrim, orégano, tomilho e sálvia
Cúrcuma
Moringa e espirulina
Folha de dente de leão
Mistura de diferentes algas como alga marinha, alga de nori e fava do mar.
Lavanda e hortelã
Zimbro, alecrim e sálvia
Sementes de funcho, gengibre picado, casca de limão, coentro e cominho

Receita Sal de Ervas

Para a receita, vamos usar ervas desidratadas. A desidratação é o processo de remoção da água das ervas ou alimentos – dessa maneira, elas podem ser conservadas por mais tempo sem perder boa parte dos nutrientes e de seu sabor.

Vamos mostrar como desidratar suas ervas no micro-ondas. Essa é a maneira mais rápida de secar ervas, mas só funciona com alguns tipos de ervas.

Embora algumas ervas possam aguentar no micro-ondas, as ervas delicadas murcham e podem ficar marrons. Portanto, guarde o micro-ondas para ervas lenhosas como alecrim, tomilho e orégano, em vez de ervas mais delicadas como manjericão e salsa.

Sal de ervas por Patricia Helu

A chef Patricia Helu prepara um sal de especiarias que é uma boa alternativa para substituir o sal comum. O tempero vai além de somente salgar a comida, ele traz mais sabor e aroma para as preparações.

Ingredientes

¼ de xícara de sal rosa ou grosso
½ xícara de ervas secas (alecrim, orégano, manjericão, tomilho)
6 colheres de sopa de especiarias (páprica, noz moscada, pimenta do reino, garam massala, cúrcuma, gengibre em pó)
¼ de xícara de gergelim branco torrado

Saiba como ter uma horta orgânica em casa.

Modo de preparo

1- Bata tudo no liquidificador e, com o liquidificador desligado, mexa duas vezes com espátula ou colher.
2- Passe tudo por uma peneira bem fina para que o sal fique bem soltinho.
3- A dica para uma boa conservação do sal de especiarias é utilizar ervas desidratadas para conservar seu tempero por mais tempo.

 

2004068, 192, 2004471, 1504
Compartilhar