O tradicional arroz espanhol

O arroz espanhol é um dos ingredientes mais importantes do país. A Espanha é conhecida por seus tipos diferentes de arroz e seus pratos, como a paella.

O arroz é talvez proveniente da cultura gastronômica mais antiga do mundo, com registros de seu cultivo que datam de 2500 aC na China.

O cultivo do arroz se espalhou gradualmente ao longo dos séculos para a Índia, depois para a Grécia e para o Mediterrâneo e o norte da África. Quando os mouros chegaram à Espanha no século 8, trouxeram consigo uma variedade de novos alimentos, incluindo arroz.

A palavra arroz vem da palavra árabe ar-ruzz . Também trouxeram avanços tecnológicos, como sistemas de irrigação, que ajudaram seus reinos a se tornarem zonas agrícolas produtivas.

Tipos de arroz espanhol

Arroz-Espanhol-Tipos-Arroz

As variedades tradicionais de arroz da Espanha são:

Bomba

Bomba é um arroz de grão curto, quase redondo, de cor perolada.

Ele absorve três vezes seu volume em água, em comparação com o grão de arroz comum, que absorve apenas o dobro do seu volume. Isso significa que ele absorve mais sabor e não gruda.

Ele não vai explodir, mas mantém sua estrutura quando cozido, expandindo em largura e não em comprimento, formando bombas redondas no processo. A Bomba leva muito tempo para amadurecer e foi colhida desde o século XIV. Hoje em dia, é cultivado principalmente nos pântanos ao sul de Valência.

Esta variedade de arroz é tradicionalmente usada para paella e pratos similares de arroz espanhol. Quando cozidos, os grãos se separam e nunca ficam pastosos ou pegajosos.

Senia e Bahia

As variedades de arroz de grãos curtos Senia e Bahia são semelhantes ao bomba, já que também absorvem mais do que a quantidade média de líquido e mantêm uma textura cremosa após o cozimento.

Eles são as duas variedades de arroz mais amplamente cultivadas na Espanha. Todos os níveis de produção e o produto final em si são estritamente regulamentados.

Esses tipos de arroz são vendidos embalados com um rótulo numerado que remete ao produtor e à área de cultivo detalhada, garantindo sua qualidade superior.

Calasparra

Calasparra é uma das variedades de arroz espanhol mais conhecidas cultivadas no país. É cultivada sem uso de agrotóxicos ou herbicidas na aldeia de Calasparra, na região de Murcia.

Esta variedade de arroz branco de grão curto é cultivada nesta área desde o século XIV. Calasparra possui algumas propriedades culinárias extraordinárias que o tornam um ingrediente insubstituível em um dos mais famosos pratos espanhóis, a paella. Enquanto é cozido, ele absorve mais líquido do que outras variedades de arroz devido ao seu alto teor de amilose.

Este polissacarídeo torna o Calasparra menos pegajoso e mais firme após o cozimento.

Arroz espanhol com lulas e especiarias

Ingredientes

Arroz
4 lulas médias
1 tomate
½ cebola
½ pimentão verde ou vermelho
4 dentes de alho
300 gramas de arroz tipo bomba
Sal a gosto
Páprica a gosto
Salsinha a gosto

Modo de preparo

1- Corte as lulas em anéis.
2- Aqueça uma frigideira com azeite e salteie as lulas rapidamente e reserve.
Corte em quadradinhos pequenos o tomate, a cebola e o pimentão. Refogue até caramelizar.
3- Adicione o arroz, deixe fritar um pouco, e na sequência adicione o caldo de legumes para cozinhar.
4- Tempere com sal e páprica a gosto e deixe cozinhar.
5- Assim que o caldo evaporar, incorpore as lulas e a salsinha. Separe uns anéis de lula para decorar seu prato.

6- Sirva com aioli. Você pode misturar o aioli direto no arroz ou colocá-lo por cima ou ao lado no prato. Coloque o arroz, algumas rodelas de lula por cima e finalize com salsinha a gosto.

Arroz negro

Arroz-Espanhol-Arroz-negro

Ingredientes

150g de camarões – Aprenda a limpar camarão
1 tomate
½ cebola
½ pimentão verde ou vermelho
4 dentes de alho
300 gramas de arroz tipo bomba
2 colheres e meia de sopa de tinta de polvo (conhecida como sépia)
Sal a gosto
Páprica a gosto
Salsinha a gosto

Modo de preparo

1- Aqueça uma frigideira com azeite e salteie os camarões rapidamente e reserve.
2- Corte em quadradinhos pequenos o tomate, a cebola e o pimentão. Refogue na mesma panela até caramelizar.
3- Adicione o arroz, deixe fritar um pouco, e na sequência adicione o caldo de frutos do mar e as duas colheres de tinta de polvo e misture bem.
4- Tempere com sal e páprica a gosto e deixe cozinhar.
5- Assim que o caldo evaporar, incorpore os camarões e a salsinha. Separe uns camarões para decorar seu prato.

O seu arroz negro também pode ser servido com aioli.

326020167, 2004471, 2004739, 2004064
Compartilhar