Postado 30 de março de 2017
A pĂȘra estĂĄ entre as frutas mais consumidas no Brasil e tem um sabor levemente adocicado, com um pouco de acidez. Perfeita para sobremesas e combinaçÔes diversas.
Fruto da mesma famĂlia da maçã e do damasco â a rosĂĄcea â a pĂȘra Ă© originĂĄria da Ăsia Central e da Europa Ocidental e datam de tempos prĂ©-histĂłricos.
Os gregos gostavam muito da pĂȘra. O poeta Homero a considerava atĂ© âo fruto dos deusesâ. Mas, foram os Romanos que realmente desenvolveram a sua cultura e contribuĂram para o alargamento das variedades. Por meio de cruzamentos e experimentaçÔes, passaram de seis para sessenta variedades no fim do ImpĂ©rio. Desde entĂŁo, este nĂșmero continuou a crescer com a disseminação da pĂȘra pela Europa.
Muito rica em ĂĄgua , a pĂȘra Ă© uma fruta que tem o poder de refrescar e matar a sede. Ă moderadamente calĂłrica e constitui uma deliciosa e leve sobremesa ou lanche: uma pĂȘra possui, em mĂ©dia, 180g e nĂŁo fornece mais de 100 calorias.
As pĂȘras sĂŁo uma fonte rica de vitamina C e de minerais importantes, como cobre e potĂĄssio. O cobre desempenha um papel importante na imunidade, no metabolismo do colesterol e na função nervosa, enquanto o potĂĄssio auxilia nas contraçÔes musculares e na função cardĂaca.
Ele tambĂ©m tem um nĂvel interessante de ĂĄcido fĂłlico â um componente raro em nossa dieta diĂĄria que desempenha um papel essencial no bom funcionamento neuromuscular.
Na hora de comprar uma pĂȘra, o segredo Ă©: âVerifique o topoâ. Como as pĂȘras amadurecem de dentro para fora, se vocĂȘ verificar a polpa perto do caule, ela deve ser macia ao toque.
Se as pĂȘras ainda nĂŁo estiverem maduras, armazene Ă temperatura ambiente para que amadureçam em poucos dias. Se quiser acelerar o processo, coloque as pĂȘras em um saco de papel com banana ou maçã maduras â essas outras frutas liberam gĂĄs etileno, que as peras absorvem e começam a se produzir, acelerando o amadurecimento.
JĂĄ as pĂȘras maduras, coloque-as na parte mais fria da geladeira. NĂŁo compre pĂȘras moles em nenhum outro lugar, pois isso indica que estĂŁo maduras demais e a polpa ficarĂĄ pastosa e farinhenta.
Essa Ă© uma sobremesa francesa tradicional e mundialmente conhecida, originĂĄria da regiĂŁo vinĂcola de Beaujolais â dona de um vinho tinto encorpado, com quantidades relativamente elevadas de acidez.
A pĂȘra ao vinho Ă© tradicionalmente servida fria ou morna.
Escalfar Ă© um mĂ©todo de cozimento suave, em que a comida ferve em fogo baixo. Os chefs franceses gostam de dizer âGoĂ»tez, goĂ»tez, goĂ»tezâ que, nada mais Ă© do que âexperimente e experimente e experimenteâ.
Se o lĂquido para escaldar tiver um sabor bom, suas pĂȘras escalfadas tambĂ©m terĂŁo.
Este prato pode ser preparado de muitas maneiras:
VariaçÔes de frutas: vocĂȘ pode escalfar outras frutas, como maçãs, damascos, bananas ou nectarinas.
VariaçÔes de sabor: Ă© possĂvel adicionar sabores diferentes na hora do preparo, como folhas de louro, cardamomo, canela, cravo, conhaque, creme de cassis, lavanda seca, gengibre fresco, mel, erva-cidreira, alcaçuz, casca de laranja, ĂĄgua de rosas, anis estrelado , amĂȘndoas nĂŁo branqueadas ou fava de baunilha.
VariaçÔes de bebida: existe uma variedade de lĂquidos que podem ser usados, como champanhe, vinho branco, prosecco, vinho tinto ou mesmo chĂĄ.
VariaçÔes para servir: para a finalização do prato, desde que corresponda Ă combinação de sabores selecionada para a fruta, vocĂȘ pode adicionar: calda de chocolate, creme inglĂȘs, chantilly, sorvete e calda de laranja. Experimente outros sabores tambĂ©m! As pĂȘras podem ser servidas inteiras, cortadas ao meio ou em leque.
VariaçÔes de enfeite: enfeite as pĂȘras ao vinho com casca de laranja cristalizada ou hortelĂŁ. Se as folhas da pĂȘra nĂŁo estiverem mais presas Ă s frutas, vocĂȘ pode usar folhas de louro frescas ou folhas de outra fruta para dar um toque final.
VariaçÔes mais ousadas: VocĂȘ pode rechear o miolo das pĂȘras com sorvete, creme de leite fresco, creme de leite aromatizado ou mascarpone.PĂȘra ao Vinho Tinto
Essa Ă© talvez a receita mais consumida â o vinho tinto, alĂ©m do sabor, da uma cor especial para a sua sobremesa.
â 4 pĂȘras portuguesasâ 1 colher de sopa de suco de limĂŁoâ 3/4 de xĂcara de chĂĄ de açĂșcarâ 1/2 xĂcara de chĂĄ de vinho tintoâ 1/2 xĂcara de chĂĄ de ĂĄguaâ 1 unidade de canela em pauâ 2 unidades de cravo
1- Higienize as pĂȘras, lavando-as e secando-as. Depois, descasque-as, mantendo o cabinho. Regue com o suco de limĂŁo e reserve.2- Em uma panela, despeje o vinho, o açĂșcar, a canela em pau e o cravo.3- Leve ao fogo mĂ©dio. Assim que ferver, acrescente as pĂȘras e deixe por 10 minutos ou atĂ© que a fruta amoleça.4- Quando o tempo estiver terminando, retire as pĂȘras e deixe que o caldo cozinhe mais um pouco para ganhar textura.5- Depois, regue as pĂȘras com o caldo novamente e sirva, decorando conforme as sugestĂ”es listadas acima.
Uma sobremesa totalmente diferente do que vocĂȘ jĂĄ viu â ela mistura o doce da pĂȘra com o salgado do queijo gorgonzola. Uma combinação deliciosa preparada no Jazz Kitchen que vamos compartilhar o passo a passo.
â 4 pĂȘras portuguesasâ Ăguaâ 100g de açĂșcarâ Casca e suco de 1 limĂŁo sicilianoâ 2 canelas em pauâ 3 cravosâ 3 sementes de cardamomoâ 2 colheres de sopa de manteiga
Para o Gastrique de proseccoâ 100g de açĂșcarâ 100ml de ĂĄguaâ 125ml de proseccoâ 50ml de vinagre de vinho brancoâ Pimenta do reino em grĂŁo a gosto
Para o gorgonzolaâ 200g de gorgonzola dolce
Para a pĂȘra:â Em uma panela aqueça ĂĄgua suficiente para cobrir as pĂȘras com o açĂșcar e as especiarias.â Descasque as pĂȘras, corte na metade e retire as sementes com um boleador.â Cozinhe atĂ© que estejam macias. Aqueça a manteiga em uma frigideira e doure o lado interno das pĂȘras antes de servir.
Para o Gastrique:â Faça um xarope com a ĂĄgua e o açĂșcar e acrescente o vinagre. Deixe reduzir um pouco.â Acrescente o prosecco e reduza atĂ© atingir o ponto de calda. Acrescente a pimenta grosseiramente quebrada.â Sirva a pĂȘra com o gastrique e uma quenelle de gorgonzola.â Ela Ă© uma sobremesa que combina muito bem com o bom vinho!
AlĂ©m da pĂȘra ao vinho, existe tambĂ©m a receita de pĂȘra ao espumante preparada no MasterChef Brasil, que levou o espumante como lĂquido principal.
BFO4TAB, BYO4TAB, BFS5CCR, BMS45CB, BMO40AR