Postado 30 de julho de 2021
Os macarons são estrelas da cozinha francesa, mas a realidade é que esse doce surgiu na Itália e se aproximava mais de um biscoito. Com o tempo, o doce chegou a França, sendo servido para reis, rainhas e em grandes banquetes. Hoje em dia o doce está tão atrelado à confeitaria francesa que há até um museu no país para os macarons.
De textura crocante por fora e interior macio, o macaron é um doce delicado e tem os seus segredos de preparo. Os ingredientes necessários são simples, mas os macarons pedem paciência, por isso a nossa primeira dica é que você faça essa receita num dia que tenha tempo para se deixar levar pelos meandros da pâtisserie francesa.
Os macarons têm como base três ingredientes: clara de ovo, açúcar de confeiteiro e farinha de amêndoas. A farinha de amêndoas é facilmente encontrada em lojas de cereais, de produtos saudáveis e até mesmo no supermercado; além disso, se preferir, você pode até mesmo preparar a sua farinha caseira, com o uso de amêndoas frescas.
1/2 xícara de chá de clara
3/4 de xícara de chá de açúcar refinado
Gotas de corante na cor de sua preferência
1 xícara de chá de farinha de amêndoas
1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
1.Comece fazendo as medidas das claras. Por essa ser uma receita delicada, é importante que você faça essa separação e tente chegar o mais próximo possível de meia xícara de chá de claras.
2. Na sequência, misture as claras com o açúcar refinado e leve ao fogo, em banho-maria. Mexa sempre até que essa mistura fique mais líquida.
3. Depois disso, transfira a mistura das claras com o açúcar para a batedeira. Bata em velocidade média até você atingir um ponto de merengue, com o creme formando bicos pontudos.
4. Nessa hora, pingue algumas gotinhas de corante da sua preferência. Mexa de forma leve até a cor se dissolver.
5. A partir desse momento, mexa apenas com o auxílio de uma espátula, nada de batedeira.
6. Delicadamente, adicione a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro. Mexa levemente até que a mistura fique homogênea, mas ainda muito leve.
7. Separe uma assadeira, unte com manteiga e farinha. Se você tiver um silpat em casa, esse pode ser o momento de usá-lo.
8. Coloque a massa em um saco de confeitar com bico perlê, de tamanho médio.
9. Com o auxílio de saco de confeitar, vá modelando círculos sobre a assadeira. Cuidado: é importante que eles não formem picos, ficando lisinho.
10. Os macarons devem ser assados em forno super baixo, pré-aquecido em 100 ºC. Os nossos fogões domiciliares não chegam a essa temperatura tão baixa, por isso o segredo aqui é deixar o forno na temperatura mais baixa possível, deixando a porta entreaberta com o cabo de uma colher de pau.
11. Nessa temperatura baixa, você irá assar os macarons por cerca de 20 minutos.
12. Os seus macarons não precisam dourar, nem nada disso, então não extrapole o tempo.
13. Retire-os do forno e deixe esfriar antes de rechear.
Os macarons podem levar os mais diversos tipos de recheios, mas a nossa dica é que você opte por recheios que também sejam leves e que conversem bem com a delicadeza da massa. Uma ganache de chocolate meio amargo, por exemplo, é uma opção que não tem erro!
Os recheios também podem variar conforme a cor escolhida para o seu macaron, por exemplo:
– Para macarons vermelhos ou rosas, use recheios com frutas vermelhas, como doces de morango, framboesa ou cereja.
– Para macarons amarelos invista em cremes de maracujá, limão ou mesmo abacaxi. Dá até para colocar um creme de cumaru, trazendo um sabor mais brasileiro para o seu doce.
– Para macarons verdes, use recheios com pistache, limão ou menta.
– Para macarons azuis, invista em blueberrys.
Os recheios podem variar muito, mas você pode sempre contar com clássicos como o doce de leite, as ganaches de chocolate e até mesmo o nosso brasileiríssimo brigadeiro. O importante é que você teste aqueles recheios que mais te agradem e que conversem melhor com a textura do seu macaron.
Os macarons são delicados e românticos, por isso são especiais para festas, casamentos e aniversários. Além disso, trazem outro tom para um brunch romântico ou mesmo para um chá da tarde no meio da semana.
Em uma bela caixa, seus macarons podem até servir para presentear ou mesmo como lembrancinhas de um evento especial.
Veja também: aprenda a fazer banoffee, a torta de banana do momento