Dia internacional da mulher e as Master Chefs na Brastemp Experience

dia da mulher brastemp

Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, vamos enaltecer as masterchefs que passaram pela Casa da Brastemp Experience e nos inspiram com histórias incríveis e pratos únicos.

O Dia Internacional da Mulher é uma data dedicada a homenagear as realizações das mulheres ao longo da história e em todo o mundo. É um dia para mulheres de diferentes origens e culturas se unirem para lutar pela paridade de gênero e direitos das mulheres.

Cozinhar profissionalmente é uma aptidão que engloba comprometimento e trabalho duro, juntamente com horas ilimitadas de treinamento – um desafio que as chefs do gênero feminino enfrentam, apesar dos preconceitos.

A relativa escassez de mulheres na cozinha profissional ainda é atribuída ao rigor físico, às horas difíceis, à energia altamente necessária e aos desafios de combiná-la com a vida familiar. As mulheres já foram associadas às cozinhas muitas vezes apenas com intuito de alimentar a família.

Entretanto, hoje, vemos o sucesso de muitas chefs de cozinha no Brasil e no mundo todo. A Casa Brastemp Experience teve o prazer de receber o talento das masterchefs e muito de suas especialidades e suas histórias.

 

dia-da-mulher-chefs

Elisa Fernandes

Foi a primeira mulher campeã do MasterChef Brasil, com 24 anos.

Natural de Ribeirão Preto (SP), a gastronomia entrou na vida da Elisa quando ela era assistente de professora em uma escola que prezava muito pela alimentação das crianças. Lá, era sua responsabilidade preparar o alimento para os alunos. Além disso, tinha um projeto cultural paralelo em que a cozinha era uma de suas tarefas também – foi assim que começou a colocar a mão na massa.

Elisa gosta de apostar e dar sabor ao clássico, como é o caso do Romeu e Julieta revisitado – a sobremesa que estava no seu menu campeão.

Depois de vencer a competição, foi estudar em Paris, onde trabalhou no restaurante de Alain Ducasse, um dos chefs mais prestigiados da França.

Ela conta que chegou lá sendo a única mulher da equipe de gastronomia, o que retrata uma realidade comum das cozinhas profissionais. Entretanto, quando saiu do restaurante, a equipe já contava com muitas outras – sinal de que as coisas estão mudando!

Heaven Delhaye

Heaven nasceu em Petrópolis, mas mudou-se, ainda muito nova, para Florianópolis. Filha de mãe francesa e pai português, sempre teve um contato muito grande com a culinária européia, principalmente dentro do bistrô de sua família.

Assim que completou a maioridade, seguiu em uma viagem pelo mundo com intuito gastronômico e pôde fazer workshops em diversos restaurantes. Por suas viagens na Europa, comenta que ouviu comentários sobre como a cozinha precisava de gente forte e, muitas vezes, questionários se aquele uma mulher seria forte o suficiente. Heaven mostrou que sim.

De volta ao Brasil, liderou um restaurante em Florianópolis, o Starck, entrou no mundo televisivo como apresentadora e, em 2018, foi convidada para participar do MasterChef 3ª edição Profissionais.

Uma das grandes características da Heaven é sua capacidade de misturar o sabor de nacionalidades diferentes, muito por sua bagagem gastronômica.

Irina Cordeiro

A nordestina Irina nasceu e cresceu em Natal, em uma família em que as mulheres eram as principais responsáveis pela renda de casa. Sua avó, fonte de inspiração para ela, sustentou sete filhos cozinhando.

Tentou o curso de Direito, mas não se encantou. No intercâmbio à Itália, realizou cursos de enologia e se apaixonou por vinhos e harmonizações. Quando retornou ao Brasil, decidiu cursar gastronomia e se dedicar ao mundo da culinária.

Uma das causas mais defendidas pela Irina é a cozinha mais humanizada. Justamente por ser um ambiente muitas vezes hostil, de horas de trabalho em pé, ela acredita que há possibilidade de um local harmonioso e com afeto – um dos grandes ensinamentos de sua avó.

Sempre com ingredientes brasileiros, a chef nordestina viaja o país buscando trazer sempre um sabor novo à mesa. É influenciadora e serve de inspiração, principalmente, às mulheres que estão na jornada de se tornarem grandes chefs de cozinha.

Compartilhar