Postado 9 de outubro de 2024
O oitavo episódio da temporada do MasterChef Brasil, talent show produzido pela Endemol Shine Brasil (integrante da Banijay – o maior grupo de produção e distribuição de conteúdo audiovisual do mundo) e exibido pela Band, está de volta com sua 11ª temporada, prometeu um verdadeiro festim de sabores com um desafio que colocou à prova a habilidade dos competidores em diferentes estilos de churrasco ao redor do mundo. De espetos japoneses a uma suculenta picanha brasileira, passando pelo requinte argentino do timo braseado, cada round foi uma jornada de intensidade gastronômica.
Ficou curioso para saber mais e aprender cada uma das receitas vencedoras? Continue a leitura de Bon Appetit!
No primeiro round, inspirado no churrasco japonês, os participantes foram desafiados a preparar espetos que combinavam texturas e sabores únicos, como frango com alho-poró, lulas com shiitake, tofu com abóbora e quiabo com berinjela. Acompanhados por molhos tradicionais, cada prato refletia a precisão e a criatividade necessárias para impressionar os jurados.
E não fique achando que você vai sair desse conteúdo sem saber a receitinha vencedora, viu? Anota aí os ingredientes e mãos na massa!
100g de manteiga
2 colheres de sopa de wasabi em pó
1 colher de sopa de shoyu
Óleo de gergelim a gosto
1 colher de sopa de endro
1 colher de sopa de misso
3 mini abobrinhas
5 cogumelos médios
Sal a gosto
9 quiabos
5 fatias finas de bacon
100ml de água
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sobremesa de açúcar mascavo
Óleo de gergelim a gosto
3 filés de sassami
3 colheres de sopa de misso
2 colheres de sopa de sake mirim
1 colher e meia de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de água
Pimenta Tabasco a gosto
Açúcar mascavo a gosto
Suco de 1 laranja Bahia
Folhas de mini alface romana
Meia xícara de repolho ralado
Meia xícara de bifum cozido
Tomates cereja braseados
Folhas de azedinha
1 colher de chá de pimenta dedo de moça
Suco de 1 laranja Bahia
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de óleo de gergelim
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Corte os cogumelos ao meio e faça ranhuras na diagonal com uma faca. Corte as abobrinhas em rodelas não muito finas, na espessura dos cogumelos.
Monte os espetos intercalando os cogumelos e as rodelas de abobrinha.
Em uma tigela, misture a manteiga em ponto de pomada com o wasabi e o shoyu até ficar homogêneo. Reserve.
Disponha os espetos em uma churrasqueira e vá pincelando a manteiga temperada, intercalando com o misso.
Quando estiverem macios, finalize com uma pitada de endro e um fio de óleo de gergelim.
Corte os quiabos da forma desejada (não muito fino) e envolva cada um com uma fatia de bacon. Monte os espetos.
Em uma tigela, misture a água, o shoyu, o açúcar mascavo e o óleo de gergelim para fazer o molho. Reserve.
Coloque os espetinhos em uma churrasqueira e vá pincelando-os com o molho até que o bacon fique crocante.
Corte o sassami em três pedaços iguais e monte os espetos para que fiquem bem juntos.
Prepare o molho misturando o misso, o sake, o shoyu, a água, o tabasco, o açúcar mascavo e o suco de laranja até obter uma pasta homogênea.
Pincele os espetos de frango com o molho e coloque na churrasqueira. Pincele novamente de tempos em tempos até que o frango esteja cozido.
O restante do molho pode ser usado como molho geral para todos os yakitoris.
Comece preparando o molho misturando o suco de laranja Bahia, o mel, o óleo de gergelim e tempere com pimenta do reino e sal a gosto.
Em uma tigela grande, coloque as folhas de mini alface romana, o repolho ralado, os tomates cereja braseados, as folhas de azedinha e o bifum cozido.
Misture todos os ingredientes da salada.
Regue a salada com o molho preparado e ajuste o sal e a pimenta conforme necessário.
Em seguida, o foco se voltou para a Argentina, onde o segundo round exigiu que os competidores preparassem o timo braseado, servido com uma salada juliana refrescante e um molho de vinho tinto. A técnica na brasa e o ponto de cocção perfeito foram essenciais para capturar a essência da gastronomia argentina.
3 timos
1 cebola
3 dentes de alho
3 folhas de louro
1 aniz estrelado
5 sementes de pimenta
1 cravo-da-índia
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
1 colher de sobremesa de páprica picante
Cubos de gelo
Sal e pimenta a gosto
1/2 maço de salsinha
1/2 maço de coentro
1/2 maço de hortelã
1/2 maço de cebolinha
100ml de azeite de oliva
15ml de vinagre balsâmico
15ml de vinagre de vinho tinto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 cebola branca
1 dente de alho
8 mini-milhos
2 sabugos de milho verde
2 pimentões vermelhos
1/2 maço de salsinha
1 limão taiti
2 colheres de sopa de mix de páprica (doce, defumada e picante)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Em uma panela grande, ferva 1 litro de água com a cebola e o alho cortados grosseiramente, o louro, as sementes de pimenta, o cravo-da-índia e uma pitada de sal.
Quando levantar fervura, coloque o timo e cozinhe por 5 minutos.
Retire o timo e resfrie imediatamente em um bowl com água e gelo.
Retire as membranas do timo.
Tempere o timo com sal, pimenta, uma pitada de gengibre e páprica em pó.
Coloque na grelha para dourar por 5 a 7 minutos de cada lado.
Reserve para servir.
Pique bem somente as folhas das ervas.
Misture bem o azeite e os vinagres e adicione as ervas.
Acerte o sal e a pimenta e reserve.
Cozinhe o milho verde por 5 minutos na panela de pressão.
Retire e toste o milho cozido e os mini-milhos na grelha.
Toste os pimentões inteiros na brasa até queimar bem a casca e cozinhar o interior.
Retire a pele tostada dos pimentões e fatie em tiras.
Corte a cebola em tiras finas e pique o dente de alho.
Refogue na frigideira em fogo médio com azeite e acrescente a páprica.
Debulhe os sabugos de milho.
Em uma tigela, misture todos os ingredientes, acrescente a salsinha picada e tempere com limão, sal e pimenta.
Finalize com azeite de oliva e sirva.
No último round de churrasco brasileiro, a estrela da vez foi a picanha grelhada na brasa, acompanhada por molhos típicos que realçaram o sabor da carne. Os participantes demonstraram não apenas habilidade técnica, mas também um profundo conhecimento dos ingredientes e técnicas brasileiras de churrasco.
800g de picanha
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1/2 xícara de farinha biju
1/2 xícara de farinha panko
150g de bacon (em cubos pequenos)
100g de manteiga
3 dentes de alho picados
1 cebola grande em tiras
1 pimenta de cheiro
1/2 pimenta dedo-de-moça
1 pitada de pimenta caiena
4 colheres de sopa de azeite
Coentro a gosto
Salsinha a gosto
Cebolinha a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
120ml de azeite
4 tomates picados em cubos pequenos (sem sementes)
1 cebola roxa picada em cubos pequenos
1/2 pimenta dedo-de-moça
1 abacaxi
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher de vinagre de maçã
1/2 limão taiti (espremido)
Cheiro-verde a gosto
Coentro a gosto
Sementes de coentro a gosto
Sementes de mostarda a gosto
Ciboullette a gosto
Cebolinha a gosto
Corte bifes de aproximadamente 200g cada, com cerca de dois dedos de espessura (corte contra a fibra da carne).
Prepare uma brasa pequena e posicione a grelha próxima ao fogo.
Doure bem os dois lados do bife até formar uma leve crosta.
Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto.
Reserve a carne por alguns minutos antes de servir e/ou cortar.
Em uma frigideira, doure o bacon e reserve.
Na mesma frigideira, doure a cebola.
Adicione a pimenta de cheiro, sal, pimenta-do-reino, pimenta dedo-de-moça e alho.
Acrescente as farinhas na panela até dourarem e, em seguida, adicione o bacon.
Finalize com as ervas frescas, ajuste o sal e adicione a pimenta caiena.
Em um pilão, triture a semente de coentro e a semente de mostarda, e reserve.
Corte 4 fatias de abacaxi e grelhe até dourar.
Esprema o caldo do abacaxi grelhado com uma peneira e reserve.
Corte cubos pequenos de abacaxi e adicione ao bowl.
Pique a cebola, o tomate, a pimenta dedo-de-moça e as ervas frescas em cubos pequenos.
Coloque todos os ingredientes em um bowl grande e adicione azeite, as pimentas do pilão, o caldo do abacaxi grelhado, vinagre, limão e ajuste o sal.
Após o calor das churrasqueiras, os competidores foram desafiados na temida prova de confeitaria. O objetivo era reproduzir o clássico pão de mel MasterChef Brasil, um verdadeiro teste de técnica e precisão. Com dicas valiosas dos jurados e a expertise do convidado especial, os participantes mergulharam na arte da confeitaria para criar uma sobremesa que encantasse não apenas visualmente, mas também pelo sabor irresistível.
Cada episódio do MasterChef Brasil é uma verdadeira viagem culinária, cheia de surpresas e novas descobertas. O oitavo episódio, focado no churrasco internacional e na confeitaria, trouxe uma mistura irresistível de culturas, sabores e competições. E o melhor de tudo é que você, leitor, pode ser o protagonista dessa aventura gastronômica em sua própria cozinha.
Com as receitas detalhadas e dicas dos competidores, você tem tudo o que precisa para impressionar amigos e familiares com pratos de dar água na boca. Lembre-se, uma boa receita começa por uma Brastemp. Então, aproveite cada dica, ponha a mão na massa e transforme seu próximo churrasco ou sobremesa em uma experiência digna de MasterChef Brasil. Boa sorte e bom apetite!