Chimichurri: como preparar o tradicional molho de origem sul-americana

chimichurri receita

O tempero chimichurri é um clássico do churrasco na Argentina e no Uruguai. Com uma base de ervas, o chimichurri dá outra cara para os assados e grelhados, tanto na churrasqueira quanto no forno. Mas se você achava que chimichurri é um molho de grandes chefes ou churrasqueiros, saiba que é uma receita bem fácil de fazer que vai trazer um novo sabor para os seus preparos. Veja a seguir como fazer molho chimichurri caseiro.

O chimichurri é uma espécie de vinagrete picante feito a partir da mistura de diferentes ervas e temperos. Depois de pronto, ele pode ser usado tanto para temperar as suas carnes antes de assar, quanto para dar outra camada de sabor na hora de servir.

Confira abaixo como fazer o chimichurri em casa:

brastemp-artigo-chimichurri_01

Receita de Chimichurri

Ingredientes

– ½ xícara de chá de salsinha ou coentro frescos
– ½ xícara de chá de orégano seco
– 1 pimenta dedo-de-moça
– 2 colheres de sopa pimenta calabresa moída
– 3 dentes de alho
– 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
– ½ xícara de chá de azeite de oliva
– ½ xícara de chá de água
– ½ colher de sopa de sal grosso

Modo de preparo

1.Para começar, leve ao fogo, em uma panela pequena, a água e o sal grosso. Deixe cozinhar até pegar fervura. Desligue e reserve.

2. Na receita, você pode utilizar salsinha ou coentro, dependendo da sua preferência. Se você é do time que gosta dos dois, pode até fazer essa mistura. De todo modo, é importante que as ervas sejam frescas, aí é só lavar e picar bem miudinho.

3. Depois de cortar a salsa ou coentro, corte também a pimenta dedo-de-moça. Você deve lavá-la, descartar as sementes e cortar em cubos bem pequenos.

4. Na sequência, descasque e pique de forma miúda os três dentes de alho.

5. Separe uma tigela média e transfira para ela aquele preparo inicial, de água e sal grosso.

6. Nessa mistura, adicione todos os outros ingredientes: a salsinha ou coentro, a pimenta dedo-de-moça, o alho picado, a pimenta calabresa, o orégano, o vinagre de vinho tinto e o azeite de oliva.

7. Misture bem todos os ingredientes e deixe descansar por cerca de uma hora. Depois é só servir!

Sugestão: prepare o molho na véspera, assim ele fica bem marinado e os sabores mais encorpados.

Você reparou que essa é uma receita bem apimentada, não é? Caso você não seja muito chegado nas pimentas, pode diminuir a quantidade na receita, usando só a pimenta calabresa ou apenas a pimenta dedo de moça, por exemplo. Já se você é do time “apimentados”, pode adicionar até um pouco de pimenta preta em seu chimichurri!

Leia também: Temperos frescos: como armazenar e manter as ervas na geladeira

Chimichurri muito além do churrasco

O chimichurri é perfeito para ser servido sobre a carne já assada, além de ser um excelente acompanhamento para aquele churrasco bem brasileiro. Porém, vale experimentar este molho em outros preparos do dia a dia, como um assado de forno ou mesmo uma carne grelhada.

brastemp-artigo-chimichurri_02

Pratos vegetarianos e veganos também podem se beneficiar do chimichurri: legumes assados no forno ou na churrasqueira ganham um novo sabor quando acompanhados desse molho: couve-flor, brócolis, abobrinha, cenoura, aspargos e cogumelos são ótimas opções.

Aquele clima de churrasco e o aroma intenso de parrilla argentina farão parte do seu dia a dia, dando novos tons para as suas refeições.

Veja também: Tipos de Carne: existe carne de segunda?

BOC84AE, BFS5PCB, BFS5PCR, BYS5PCR
Compartilhar