Ambrosia: os segredos para preparar uma sobremesa perfeita

Na mitologia grega, a ambrosia era um doce divino, considerada a sobremesa dos deuses, tanto que se os semideuses o consumissem em excesso poderiam simplesmente explodir em chamas. Para nós, meros mortais, o consumo da ambrosia significava a imortalidade, com todos os ônus e bônus desse fato.

Nos tempos modernos, a ambrosia que conhecemos é aquela que encontramos em compotas, em uma tradição advinda de Portugal. Originária da Península Ibérica, a ambrosia chegou por aqui nos tempos do Brasil colônia e tornou-se um clássico atemporal, que pode até sair de moda, às vezes, mas que nunca deixou de encontrar espaço nas cozinhas brasileiras.

A receita de ambrosia tradicional tem um preparo simples: ela é uma espécie de irmão-torto do doce de leite, que nasce, basicamente, do encontro entre o leite e os ovos que são talhados pela acidez do limão, criando aquele aspecto clássico da sobremesa. Porém, essa receita tem seus detalhes e truques para sair perfeita.

Te ensinamos como fazer ambrosia em casa com um passo a passo simples. Confira:

Receita de Ambrosia

materia-ambrosia-01

Ingredientes

– 500ml de leite
– 1 xícara de chá de água
– 1 ½ xícara de chá de açúcar
– 4 ovos
– Casca de um limão
– Suco de ½ limão
– 1 canela em pau
– 3 cravos

Modo de preparo

1. Separe uma panela ampla para começar a preparação da calda. Misture a água com o açúcar, a canela, os cravos e a casca do limão.

2. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 20 minutos, sem mexer. É importante que a calda fique em ponto de fio, isto é, quando você colocar uma colher e puxar, ela formará um pequeno fio entre as gotas de calda.

3. Em um recipiente à parte, quebre os cinco ovos e bata com o auxílio de um garfo.

4. Misture o leite e o caldo de ½ limão com os ovos. E em seguida, despeje na panela com a calda, mantendo o fogo médio.

5. A partir de agora é deixar ferver durante bastante tempo até que os grumos da ambrosia comecem a aparecer. Esse tempo pode variar de meia a uma hora. É importante que ela ferva lentamente, até chegar no ponto ideal, que é quando os ovos estiverem em pelotas e a calda já transparente.

6. Com a ajuda de uma espátula ou uma colher de pau, separe os grumos em pedaços menores. Deixe ferver mais um pouco até a calda engrossar. Nesse ponto, você pode definir se quer mais ou menos calda, por isso é só deixar a ambrosia ferver em fogo baixo até o seu ponto preferido.

6. Depois de pronto, você pode servir gelado e decorar com canela em pau ou canela em pó.

Dica Brastemp: se você não for consumir tudo, pode armazenar em potes de vidro esterilizados. Com uma boa vedação, a sua ambrosia dura até seis meses em forma de compota. Depois de aberta, a recomendação é consumir em até 10 dias.

Quer mais um clássico das sobremesas? Veja como preparar manjar de coco

BOC84AE, BFS5PCB, BFS5PCR, BYS5PCR
Compartilhar